Educacional

HCor promove simpósio internacional de Oncologia e Oncogeriatria

Por Roberta Massa B. Pereira | 03.08.2016 | Sem comentários

Com foco na abordagem multidisciplinar dos cuidados com o câncer na terceira idade, evento realizado nesta quinta-feira, 04 de agosto, contará com a presença de uma das maiores referências no assunto atualmente, Dr. Lodovico Balducci, diretor do Departamento de Oncogeriatria do Moffitt Cancer Center nos EUA.

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, o número de casos de câncer registrados na terceira idade tem crescido significativamente nos últimos anos.

Por isso, o desenvolvimento de novos estudos e o compartilhamento de informações voltadas especificamente ao cuidado com esta parcela da população idosa têm sido cada vez mais importantes.

Ciente desta necessidade, o HCor – Hospital do Coração promoverá, nesta quinta-feira, dia 04 de agosto, o seu primeiro Simpósio Internacional de Oncologia e Oncogeriatria.

“Embora sejam fundamentais, dada à realidade que presenciamos atualmente, encontros dedicados à área de oncogeriatria quase não acontecem no Brasil.

Por isso, nosso objetivo é suprir essa carência para que os mais diversos profissionais de saúde envolvidos nesta especialidade possam aprimorar o trabalho que realizam nos locais onde atuam”, afirma o Prof. Dr. Auro Del Giglio, coordenador médico do simpósio e do HCor Onco.

Com foco na abordagem multidisciplinar dos cuidados com o câncer na terceira idade, o evento contará com a presença de uma das maiores referências no assunto atualmente.

Trata-se do Dr. Lodovico Balducci, diretor da Departamento de Oncogeriatria do Moffitt Cancer Center, na Flórida, EUA. “Além de compartilhar experiências bastante relevantes, o Dr. Balducci abordará meios para a realização de uma avaliação geriátrica ampla em oncologia, o que é indispensável dentro do conceito de multidisciplinaridade que pretendemos enfatizar.

Portanto, estamos muito satisfeitos com a participação dele nesta iniciativa”, explica uma das organizadoras do simpósio, Dra Lucíola Pontes, também oncologista do HCor Onco.

Entre os outros assuntos debatidos no encontro estarão cardio-oncologia; terapia-alvo; níveis de toxidade quimioterápica para idosos; entre outros tópicos que envolvem, inclusive, parte da tecnologia de ponta presente atualmente no hospital, como indicações do Gamma-knife para o controle de metástases cerebrais. “Independentemente do problema de saúde que apresentam, idosos sempre têm necessidades bastante diferenciadas.

Por isso, o conceito de oncogeriatria nos permite compreender melhor cada uma delas para que possamos levá-las em consideração corretamente, antes de propormos um determinado método de tratamento”, afirma o Prof. Dr. Del Giglio. “Ou seja, com o auxílio de avaliações realizadas por médicos e profissionais de saúde de diferentes especialidades, por exemplo, é possível obter tratamentos ainda mais humanizados e eficientes.

Por isso, creio que este simpósio é um importante acontecimento em favor do bem-estar dos idosos com câncer no Brasil”, conclui o coordenador do HCor Onco.

Serviço

Evento: Simpósio Internacional de Oncologia e Oncogeriatria
Data: 04 de agosto, quinta-feira
Local: Anfiteatro, 2.º andar
Endereço: R. Desembargador Eliseu Guilherme, 130, Paraíso, São Paulo

Mais informações: http://www.simposiohcoronco.com.br/#

Fonte: Target Comunicação-03.08.2016

Baixe agora: ebook planejamento estratégico em saúde

Compartilhe!