Tecnologia

Soluções integradas podem ser alternativa economicamente viável aos hospitais

Por Roberta Massa | 17.08.2016 | Sem comentários

Amplo Portifólio de Produtos B.Braun garante alta qualidade no cuidado aos pacientes de longo prazo

Em todo o mundo, os hospitais e clínicas vêm sendo impactados por um cenário cada vez mais desafiador: as expectativas de uma melhora na qualidade do atendimento crescem na mesma medida que a tecnologia avança em novas técnicas de diagnóstico e tratamento.

O principal desafio está em reduzir custos sem perder a qualidade. A pressão por maior produtividade, afeta ainda a compra de produtos de saúde, impactando também os fornecedores.

Apesar desse quadro econômico, há um objetivo comum entre as instituições de saúde: garantir uma alta qualidade no cuidado do paciente a longo prazo.

Esta também é uma meta da B. Braun que, através do diálogo e da troca construtiva – Sharing Expertise -, vem firmando parcerias com o intuito de promover a melhoria contínua em hospitais e centros de saúde.

A estratégia faz parte da nova abordagem comercial da empresa, denominada Cross Divisional, que visa oferecer soluções integradas aos clientes por meio do seu amplo portfólio.

Entre os dias 1º e 4 de agosto, a B. Braun levou o Sharing Expertise para dentro do Hospital Icaraí –localizado em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Ao longo da semana, o time comercial ofereceu treinamentos voltados para cuidados hospitalares, cirurgia segura e higienização das mãos, desenvolvendo um novo modelo de consultoria para o corpo clínico.

Dica de leitura: ebook planejamento estratégico em saúde, baixe agora.

Sócrates Schwartz, responsável pelo escritório de projetos e gestão de qualidade do Hospital Icaraí, em Niterói, no Rio de Janeiro, afirma que “esta proposta é extremamente nova.

Queremos aprofundar essa parceria com um acompanhamento permanente dos resultados, já que este modelo de consultoria contribui para aumentar a qualificação da nossa equipe”.

Treinamentos

Izabella Silva, Key Account Manager da B. Braun, explica que a capacitação destinada ao corpo médico do Hospital Icaraí, contribuiu para aprimorar o conceito de cirurgia segura. “Iniciamos as atividades com o preparo pré cirúrgico das mãos dos cirurgiões aplicando a nossa solução alcoólica, em seguida, apresentamos a linha de anestesia com as bandejas pronto uso descartáveis, que visam minimizar os riscos de infecção. Posteriormente utilizamos a bomba Space no módulo de anestesia que permite que a terapia de alvo-controle seja administrada com seringa ou equipos. Dando continuidade ao conceito de cirurgia segura, disponibilizamos as placas de bisturi com a melhor tecnologia do mercado, bisturis de corte frio ou elétricos e fios de sutura para finalizar o procedimento”.

Para o encerramento, a B. Braun convidou toda equipe de enfermagem para uma palestra com Julia Kawagoe, enfermeira e docente especialista em prevenção e controle de infecção do Hospital Albert Einstein, destacando a importância da higiene das mãos para a segurança do paciente.

O Hospital Icaraí desponta como um dos maiores hospitais da região, atendendo todas as especialidades, com mais de 300 leitos de internação, 42 leitos de UTI adulto, realizando mensalmente cerca de 10 mil atendimentos emergenciais e 1500 cirurgias.

Em 2016, ampliou o atendimento para oferecer maior comodidade e serviços de saúde à população de Niterói e Região, inaugurando mais uma Unidade de Terapia Intensiva, com 10 leitos, e mais 14 leitos de internação geral.

Em breve o hospital será expandido, oferecendo ainda mais leitos para internações e outras unidades assistenciais fechadas.

Recentemente, a unidade iniciou a implementação dos protocolos assistenciais que integram o processo de acreditação hospitalar – ONA, nível 2.

“Entendemos que nós, como parceiros, estamos contribuindo para a otimização dos processos da unidade”, conclui Izabella.

Fonte: SEGS-17.08.2016

Compartilhe!