Startup lança tecnologia para o monitoramento de pacientes em Home Care
Por Roberta Massa | 18.08.2016 | Sem comentáriosA startup Salvus, empresa de tecnologia com foco em saúde conectada para o acompanhamento remoto de pacientes com doenças crônicas , acaba de lançar uma novidade para o monitoramento de ambientes e processos, em especial para Home Care.
O ATAS é um dispositivo com múltiplas interfaces de comunicação, como wifi, GPRS e internet, que interage com o ambientes através de sensores, captando, processando e enviando os dados a um sistema web.
A finalidade da solução é monitorar se as condições necessárias para a segurança e saúde do pacientes estão mantida. Se houver algum alerta de risco, imediatamente é disparado um sinal que avisa o profissional responsável pelo local, podendo assim tomar alguma ação e solucionar esse possível risco, o quanto antes.
Tudo isso acontece de forma rápida e eficaz, através de sensores que aferem e transmitem esses dados. Inicialmente a solução realiza o controle da carga e consumo de oxigênio e da temperatura e umidade.
Dica de leitura: ebook planejamento estratégico em saúde, baixe agora.
Um grande desafio para o setor de Home Care tem sido o controle da disponibilidade de oxigênio na casa dos pacientes e sua posologia, que atualmente é realizado por profissionais quê obtêm os dados ligando diariamente para as suas residências ou para os técnicos.
Se por um lado a falta de oxigênio, envolve muito risco para os pacientes, por outro aumenta muito os custos do setor. Uma reposição emergencial custa entre R$ 500,00 e R$ 1000,00.
A solução foi criada em parceria com um grande Home Care com sede em Pernambuco e chega ao mercado nesta quinzena de Agosto de 2016, especialmente para ser lançada de maneira oficial na maior feira de soluções médicas do Norte – Nordeste, a Hospital MED, no Centro de Convenções do Recife.
Segundo o CEO da startup Salvus, “A solução é inovadora e não existem correntes diretos. Nenhuma empresa sabe o tamanho do prejuízo com vazamentos e reposições antecipadas do cilindros. Pensando na saúde do paciente possibilitaremos uma auditória clínica, oxigênio concentrado e medicamento, que tem ser usado de acordo com a prescrição médica. (Maristone Júnior, CEO Salvus).
O foco da empresa em primeiro plano é o mercado de Home Care, pois possui uma curva de crescimento gigantesca, podendo até 2021 dobrar de tamanho.
Após a entrada no mercado por esse setor, a ideia é expandir a solução para planos de saúde, clínicas e hospitais.
A solução já está disponível para a pré-venda no website http://salvus.me/atas/, além de exposta na feira dos dia 14 a 16 de Agosto.
Fonte: Salvus-18.08.2016.