Qualidade

Nipo-Brasileiro comemora recertificação nível 3 conferida pela ONA

Por Roberta Massa | 29.08.2016 | Sem comentários

Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) confirmou a sua Recertificação em Nível 3 conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta o cumprimento de critérios de alta qualidade assistencial na prestação de serviços na área da saúde com foco principal na segurança do paciente.

Comentando essa importante conquista no campo da qualidade assistencial, o Presidente da Enkyo, Yoshiharu Kikuchi reafirmou a contribuição da comunidade japonesa no Brasil desde o início da imigração e o HNB como um símbolo atual da continuidade desse comprometimento histórico como fator de consolidação dos laços entre os dois países.

Nesse sentido, o Presidente da Comissão de Administração do HNB, Akeo Uehara Yogui, por sua vez, destacou o perfil filantrópico da Enkyo como entidade mantenedora e a condição de hospital de referência regional do HNB como um patrimônio da Cidade de São Paulo.

Reiterando o orgulho pela nova conquista, o Superintendente Geral do HNB, Dr. Walter Amauchi, fez uma retrospectiva de todo esse processo de recertificação e revelou que isso exigiu um esforço coletivo focado na importância, envolvimento e valorização dos colaboradores: “Segundo um antigo provérbio chinês, se você quer um ano de prosperidade, cultive grãos; Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores; Mas se você quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas! ”

Dr. Walter Amauchi acrescentou que ter uma equipe capacitada, equipamentos com tecnologia de ponta, instalações adequadas e cumprimento dos requisitos legais não bastam para quem é certificado em excelência: “é prioritário que haja uma constância de propósitos e que todos estejam comprometidos em fazer a diferença quando o assunto é segurança assistencial.”

Indicação de leitura: Ebook Lean Six Sigma em Saúde

Processos

A Coordenadora de Qualidade do HNB, Tatiana Lima Romão, esclareceu que no Nível 3 de acreditação, os processos estão alinhados e correlacionados às estratégias da organização, evidenciando indicadores que asseguram o comprometimento com a excelência: “Este reconhecimento representa a garantia da segurança e tranquilidade dos clientes e colaboradores no atendimento oferecido e o comprometimento do Hospital Nipo-Brasileiro em prover condições adequadas para este fim”.

O processo para a conquista e recertificação do Nível 3 da ONA durou cerca de um ano e envolveu toda a equipe de gestão, colaboradores, além de prestadores de serviços e fornecedores. A maior preocupação da direção do HNB durante o processo teve como foco o esforço para que todos os envolvidos compreendessem o seu papel para a garantia da segurança do paciente.

Dr. Walter Amauchi explica que para a conquista da recertificação, o HNB passou, mais uma vez, por uma avaliação externa feita por uma equipe multiprofissional do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e um observador/avaliador da ONA, que avaliou os Fundamentos de Gestão em Saúde no Hospital, abordando os seguintes pontos: liderança; gestão de processos; interação dos processos; visão sistêmica; desenvolvimento de pessoas; qualidade e segurança do paciente, entre outros: “Com essa recertificação,  o HNB consolida-se ainda mais no seleto grupo de hospitais que oferecem aos seus pacientes a mais alta segurança e qualidade de atendimento em seus procedimentos”, enfatiza ele.

Certificado

Na sequência, o Superintendente do IQG, Dr. Rubens Covello, manifestou sua grande satisfação pela significativa conquista do Hospital Nipo-Brasileiro e elogiou o alto nível de comprometimento moral, ético e operacional de todo corpo diretor da Enkyo, do HNB e de todos seus colaboradores: “Desde o início, ficou muito claro para o IQG a profunda seriedade e profissionalismo sinalizados pelo HNB durante o desenvolvimento de todos os níveis de acreditação conquistados anteriormente por ele e esta recertificação apenas vem ratificar a incontestável qualidade de seus serviços, consolidando ainda mais nosso compromisso mútuo com a excelência”

E finalizando, Dr. Rubens Covello, fez a entrega solene do diploma de Recertificação da Excelência de Serviços do HNB, que foi recebido pelo Presidente da Enkyo, Yoshiharu Kikuchi, acompanhado pelo Presidente da Comissão de Administração do hospital, Akeo Uehara Yogui, e pelo Superintendente Geral da instituição, Dr. Walter Amauchi.

Fonte: Hospital Nipo-Brasileiro-29.08.2016

Compartilhe!