Gestão

ANS suspende venda de 23 planos de saúde por problemas no atendimento

Por Roberta Massa B. Pereira | 04.09.2016 | Sem comentários

Publicidade

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou nesta sexta-feira (2) que vai suspender a comercialização de 23 planos de saúde de 8 operadoras a partir do dia 9 de setembro.

O motivo seria o desrespeito aos prazos de atendimento, pedidos de consultas e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura.

A agência informou que recebeu 13.571 reclamações no período de 1° de abril a 30 de junho deste ano.

Das oito operadoras com a proibição de comercialização, duas já haviam sofrido suspensão anteriormente.

Entre as empresas estão: Salutar Saúde Seguradora S/A, Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e Unihosp Saúde S.A entre outras. A lista completa pode ser consultada no site da ANS.

Indicação de leitura: Ebook Lean Six Sigma em Saúde

Juntos, os planos de saúde suspensos possuem cerca de 167 mil beneficiários.

Para esses clientes, a assistência será mantida. As operadoras que negarem indevidamente cobertura podem receber multa, que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

A agência informou ainda que se as operadoras de saúde melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, elas poderão ter a comercialização liberada no próximo ciclo, daqui a três meses.

“Trata-se de um mecanismo que gera efetividade no mercado, uma vez que tem como foco a melhoria dos serviços prestados aos consumidores, além de conferir transparência e a ampliar a capacidade de escolha no ato da aquisição do plano de saúde”, destaca a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho.

A ANS também informou que está permitindo a reativação de 34 planos de saúde de oito operadoras que estavam com a comercialização até então suspensa. Segundo a agência, eles teriam comprovado que houve uma melhora no atendimento nos últimos três meses

Fonte: Folha de São Paulo-04.09.2016.

Compartilhe!