Inovação

Startup desenvolve diagnóstico de dengue e zika em 5 minutos

Por Roberta Massa | 08.09.2016 | Sem comentários

A Táquion, empresa com foco desenvolvimento de dispositivos médicos para diagnóstico rápido, é considerada uma das 12 melhores startups brasileiras mais atraentes para investimentos, título reconhecido no primeiro ciclo de aceleração 2016 do Programa InovAtiva Brasil, maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC).

A empresa cearense desenvolveu uma plataforma flexível para exames rápidos de diversas doenças, com capacidade de mobilidade, segurança, precisão de resultados e capacidade de empoderar profissionais de saúde a realizarem exames no consultório, ambulatório ou emergências, como por exemplo dengue, zika, hepatites, infarto, viroses, dentre outras. “Um exame de zika, por exemplo, que custa em torno de R$ 400,00 para a unidade de saúde e leva até 10 dias para sair o resultado, pode ser feito em na nova plataforma em até 5 minutos, com o custo reduzido para R$ 50,00.

“A tecnologia que desenvolvemos envolve nanotecnologia, biotecnologia e microeletrônica, sendo capaz de realizar e entregar o laudo em até 5 minutos, com precisão nos resultados, pois equilibra fatores como especificidade e sensibilidade. Além disso, é escalável para vários outros tipos de exames”, afirma Eduardo Tavares, diretor da Táquion Inovação.

Indicação de leitura: Ebook Lean Six Sigma em Saúde

A plataforma desenvolvida já está em seu quinto protótipo e todos os testes pré-clínicos foram realizados. Os próximos passos são melhorias no produto, estruturar a linha de fabricação, escalonar a produção e realizar testes clínicos para registro na Anvisa.

Destaque no InovAtiva, na categoria Saúde, Biotecnologia e Química, a empresa recebeu o reconhecimento devido ao projeto do biossensor, que promete revolucionar o processo de diagnóstico médico. A empresa desbancou 125 startups selecionadas para a final do programa, dentro de um total de 1340 inscritas.

“Receber o título de estar entre as 12 startups mais atraentes para investimento faz o Nordeste, e em especial o Ceará, entrar na rota de investidores em projetos de inovação. Quem ganha com isso é a sociedade, pois nosso projeto busca ajudar a solucionar um gargalo antigo da área da saúde brasileira”, explica Eduardo Tavares, cofundador da Táquion.

Fonte: LabNetWork-08.09.2016.

Compartilhe!