Saúde

Hospitais VITA recebem certificação 3M

Por Roberta Massa B. Pereira | 23.09.2016 | Sem comentários

O trabalho de prevenção e foco na cultura da “pele íntegra” trouxeram ao VITA Curitiba e ao VITA Batel mais um reconhecimento importante: a Certificação Diamante Prime em Prevenção de Lesões de Pele do Grupo 3M.

O programa educacional idealizado pela multinacional conta com uma série de critérios a fim de estimular a prevenção de lesões e o uso correto das novas tecnologias e produtos da área hospitalar, desenvolvendo um novo cenário de práticas de enfermagem no País. Dos 7 mil hospitais brasileiros, apenas 58 são certificados pela 3M, sendo que três desses ficam no Paraná – incluindo as duas unidades do Grupo VITA.

Para receber a certificação, os profissionais envolvidos no programa ficam atentos à prevenção de lesões por umidade (em especial a dermatite associada à incontinência – DAI), lesões por fricção (comuns em idosos e também conhecidas por Skin Tear) e adesivos médicos, além das lesões por pressão.

Precisam, ainda, desenvolver uma série de protocolos a fim de apresentar evidências de resultados clínicos e de uso correto da tecnologia, conforme diretrizes nacionais e internacionais, incluindo o uso de higienizador profissional a seco. “No momento em que você previne uma lesão você traz mais qualidade de vida ao paciente, diminui custos de tratamento e internação”, destaca a enfermeira e gerente de contas no Paraná do Grupo 3M, Francielle Grigoletto.

O reconhecimento reafirma a preocupação dos hospitais VITA com a qualidade do atendimento e a segurança assistencial. “Esta é a terceira certificação consecutiva do VITA Curitiba e a sexta do VITA BATEL.

O resultado dos indicadores fortalece nossas equipes e instituição”, declarou a superintendente das duas unidades VITA em Curitiba, Neidamar Fugaça.

A gerente de enfermagem, Claudimeri Dadas de Oliveira, ressalta que “ninguém faz prevenção sozinho e que a certificação mostra o empenho das equipes e o comprometimento dos profissionais que formam o corpo de enfermagem VITA, sempre priorizando o detalhe e a humanização no atendimento”. Segundo ela, nos dois hospitais existem comissões que cuidam especificamente deste tema, as chamadas Comissões de Pele.

As comissões são constituídas por uma equipe multidisciplinar que possui embasamento e referencial teórico cujo o objetivo é o acompanhamento dos pacientes com risco de desenvolver lesão por pressão.

As auditorias de recertificação ocorreram no primeiro semestre deste ano e a divulgação dos resultados foi realizada no 4º Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele – Interpele 2016, em São Paulo. Cerimônias locais de Certificação foram realizadas esta semana nas unidades VITA, em Curitiba.

Os eventos contaram com a participação de colaboradores de diversas áreas de enfermagem e foram marcadas pelo compromisso e desafio de manter a certificação em 2017.

Fonte: ANAHP-23.09.2016.

Indicação de leitura: Ebook Lean Six Sigma em Saúde.

Compartilhe!