Tecnologia

Hospital São Vicente de Paulo conquista o Prêmio Referências da Saúde

Por Roberta Massa | 17.10.2016 | Sem comentários

Um sistema eletrônico que automatiza e integra os indicadores de todas as áreas da instituição ao Planejamento Estratégico.

Esse foi o projeto vencedor do Prêmio Referências da Saúde, na categoria Gestão de Tecnologia da Informação.

Apresentado pelo Hospital São Vicente de Paulo (RJ), no Hospital Innovation Show (HIS), realizado em São Paulo, no dia 27 de setembro.

A disputa contou com mais de 150 cases inscritos de hospitais do Brasil, sendo selecionados os 75 melhores trabalhos, que foram convidados a se apresentar aos jurados durante o HIS.

O Hospital São Vicente de Paulo foi escolhido com o projeto Indicadores e BSC (Balanced Scorecard) alinhados ao Planejamento Estratégico e investimentos.

Elaborado pelo Departamento de Gestão de TI e pela Direção Executiva do HSVP, com aporte de R$ 2 milhões.

Este sistema permitiu que a gestão do hospital passasse a ser realizada com base em indicadores, que sustentam as minhas tomadas de decisão, de forma sistêmica e assertiva, permitindo o acompanhamento em tempo real das iniciativas de cada área hospitalar”, garante a Diretora Executiva da instituição, Ir. Marinete Tibério.  

ir-marinete-e-andre-mallmann_hospital-innovation-show-1

O gerente de TI do Hospital São Vicente de Paulo, André Malmann, comemora o êxito na premiação e explica que a área de TI possui função estratégica na instituição.

“Nossa visão não é apenas tecnológica, mas também como analista de negócios, pois entendemos que precisamos desenvolver soluções em TI para dar suporte à Direção em sua gestão.

Hoje, a TI tem esse perfil de ser um agente de modernização, não só exercendo o papel de guarda e certificação das informações”, argumenta.

O Referências da Saúde é uma premiação anual realizada pelo portal e revista Saúde Business e que tem como propósito retratar e destacar o grau de maturidade de gestão dos players do setor da saúde.

O foco do estudo são hospitais, operadoras de planos de saúde, centros de medicina diagnóstica e empresas de home care.

O objetivo é avaliar cada segmento em cinco diferentes pilares: gestão administrativo-financeira; gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação, qualidade assistencial e governança corporativa.

Diretor médico participa de mesa do evento

O Hospital São Vicente de Paulo também foi convidado a participar da mesa principal, que abordou o tema O Médico como Parceiro das Organizações e reuniu os principais líderes clínicos do país para troca de experiências e debate sobre os desafios enfrentados na área.

O Diretor Médico e Técnico do Hospital, Márcio Neves, representou a instituição neste painel e participou da discussão de importantes temas, como a necessidade de investimentos na formação gerencial dos médicos e a evolução da assistência para o modelo de multidisciplinaridade.

Ele destacou que a cultura de qualidade nas organizações de saúde proporcionou novos conceitos entre os profissionais, promovendo a excelência.

“A segurança do paciente, foco essencial nas grandes instituições de saúde, fez com que os profissionais passassem do ‘fazer o que sabemos’ para o ‘saber o que fazemos’ e, para tal, a cultura da gestão por indicadores também foi elemento indispensável”, argumentou.

Márcio Neves também ressaltou a importância da participação do hospital nestes encontros. “Sempre entendemos que é fundamental trocar experiências com outras grandes instituições de saúde, buscando melhoria contínua e reforçando o posicionamento do Hospital São Vicente de Paulo em prol da cultura da qualidade e da segurança”, finalizou.

Fonte: SB Comunicação-17.10.2016.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu. 

Compartilhe!