Ministro da Saúde admite que Brasil vive uma epidemia de sífilis
Por Roberta Massa | 21.10.2016 | Sem comentáriosRicardo Barros anunciou estratégia para combater a doença, com ampliação de testes e tratamento de gestantes.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o País vive uma epidemia de sífilis. “Os casos subiram em número significativo.
Estamos tratando o problema como epidemia até para que resultados da redução sejam mais expressivos possíveis”, disse o ministro.
Durante o anúncio de uma estratégia para combater a doença.
O pacto, conforme o Estado anunciou há duas semanas, pretende mobilizar profissionais de saúde e a sociedade para tentar reduzir o avanço da doença.
Entre as medidas que serão adotadas está a ampliação de testes rápidos para diagnóstico da sífilis e o tratamento da doença em gestantes, até o primeiro trimestre da gestação.
Números antecipados pelo Estado indicam que pelo menos 50% dos casos de sífilis em gestante são diagnosticados no terceiro trimestre de gestação.
Quando as chances de se proteger o bebê já são bem menores do que quando a terapia começa na primeira fase da gestação.
Um dos braços do programa de enfrentamento prevê a realização de campanhas para que gestantes iniciem o pré-natal ainda no primeiro trimestre.
De acordo com a diretora do programa de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken
Há ainda uma falsa ideia de que as mulheres devem esperar a barriga crescer para procurar o pré-natal.
Fonte: Estadão-21.10.2016.