Gestão

Glosas hospitalares e seu impacto na gestão das instituições de saúde

Por Roberta Massa B. Pereira | 26.10.2016 | Sem comentários

Para as operadoras de planos de saúde e empresas de autogestão mesmo não sendo assumido categoricamente, a glosa hospitalar tornou-se uma ferramenta  de controle de fluxo de caixa.

Onde muitas vezes os pagamentos são negados com justificativas improcedentes em sua maioria.

Com este recurso as operadoras acabam atrasando o pagamento aos hospitais e clinicas.

Essa manobra é realizada para  manter o equilíbrio do seu fluxo de caixa.

Sabemos que este processo não é o mais apropriada (o) para administração de fluxo de caixa de uma instituição de saúde.

Por outro lado, não podemos esquecer, que muitas operadores e hospitais, também acabam abusando no momento da cobrança.

Com lançamentos de itens que muitas vezes excedem o que seria utilizado efetivamente em um determinado procedimento médico/assistencial.

O que podemos dizer do ponto de vista dos hospitais?

Com relação aos hospitais é importante que estejam atentos a duas questões que considero extremamente importante.

custohospitalar

Glosas hospitalares

1. As glosas estão sendo devidamente administradas na instituição?

2. O índice baixo de glosas é sinônimo de uma boa gestão hospitalar?

A maneira mais eficaz para administração e controle das glosas em um hospital é a criação de um setor especifico na instituição.

Para realização de auditoria, monitoramento e controle de glosas, desta forma a instituição conseguirá minimizar os impactos de atraso de recebimento.

Assim como também evita a perda de receita, pois as grandes operadoras estipulam prazos para que a glosa seja recursada.

Com a criação deste setor também é possível monitorar os  erros causados pela equipe.

Atuando diretamente na causa raiz do problema e se for necessário propor  a realização de treinamentos e palestras.

É importante o acompanhamento destas glosas mensalmente, pois o baixo índice de glosas não significa dizer  que as coisas estão sendo realizadas corretamente.

As cobranças podem não estar sendo lançadas em sistema, e uma vez que não tenham sido lançadas não estão sendo cobradas.

Controle e auditoria são ferramentas extremamente importantes para driblar a estratégia das operadoras.

Por isso é fundamental ter bem definido quem irá exercer essa função, com eficiência e cuidado.

Até a próxima.

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