Como ser um líder de sucesso no gerenciamento hospitalar
Por Fabio Lobo | 02.11.2016 | Sem comentáriosO grande desafio das organizações nos dias de hoje com o mercado extremamente competitivo e a crise financeira que parece não ter fim.
É desenvolver um modelo de gerenciamento eficaz.
Alguns gestores responsabilizam sua equipe pelo seu gerenciamento desastroso, más não são capazes (quando necessário) de realizar uma auto-crítica.
Qual foi a minha conduta em determinada consequência?
Se tivesse tomado outra medida esse seria o retorno?
Para esse tipo de gestor, não existem essas respostas, pois se elas fossem realizadas anteriormente, ou até previstas, as consequência seriam totalmente diferentes.
Infelizmente o que vemos hoje em algumas instituições são gestores sempre muito ocupados.
Presos em reuniões diárias intermináveis e na maioria das vezes nada produtivas.
Pois ao invés de serem utilizadas para apresentação de resultados.
Essas reuniões acabam virando um local de cobrança de itens (chek-list), de ações que já deveriam ter sido realizadas e corrigidos antes mesmo da reunião.
As ditas reuniões acabam sendo a desculpa perfeita para a ineficiência e a distância em relação ao dia a dia de sua equipe.
A grande verdade é que o distanciamento gerencial tem grande impacto na equipe.
Que muitas vezes não possui a menor noção de qual é a missão da instituição perante o mercado.
E de qual é o grau de importância do seu papel como colaborador no objetivo da instituição.
O papel dos gestores nas instituições hospitalares é elemento crucial para o sucesso.
Já que o gestor está envolvido em ações relacionadas a estratégia, inovação, modernização e qualidade.
Pois bem, em algum momento de nossas vidas nos deparamos com gestores que não possuem preparo para a função muito menos um diferencial.
Nosso papel como gestor hospitalar é desempenhar o melhor de nossas qualidades em nome do desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe.
Talvez essa seja a chance que todos esperam para mostrar o seu potencial e o seu real valor perante ao gestor e aos colegas de trabalho.
O gestor deve ter uma visão ampla do posicionamento do hospital diante do mercado.
Deve conhecer muito bem sua equipe assim como a missão da empresa.
Deve utilizar este conhecimento em beneficio da instituição, se assim o fizer sua gestão terá grande possibilidade de ser vitoriosa.
A participação dos gestores em treinamentos, palestras, workshop e todo tipo de encontro com a equipe para reciclagem e capacitação profissional é muito importante.
Essa é uma grande oportunidade de poder dialogar e principalmente ouvir sugestões de melhoria que geram a aproximação com a equipe.
O gestor deve estar atento, pois a aproximação faz com que os funcionários sintam-se valorizados e percebem a importância do seu trabalho.
O gestor ganhará no mínimo funcionários motivados para a realização de seu trabalho.
Não posso deixar de citar alguns fatores que considero importantes para um gerenciamento hospitalar de sucesso:
• Conhecer o motivo de fracasso das outras instituições;
• Deixar de aprender com os próprios erros;
• Tomar cuidado para não cultivar aparência em vez da essência (qualidade e eficiência);
• Entenda que o sistema não é mais importante que as pessoas.
Muitos acreditam que a atividade de gestão, comandar pessoas é algo fácil.
Infelizmente em algumas instituições alguns gestores “ganham um cargo”.
E nós ficamos com a percepção de que eles literalmente “caíram de pára-quedas” na função.
Esse tipo de conduta é um erro fatal para a instituição.
Pois o mesmo não consegue respeito por parte dos liderados e não irá demorar muito para os problemas começarem a surgir.
Para ser um gestor de sucesso, não basta somente uma boa indicação é preciso muito mais.
Para ser um líder de sucesso é preciso ter muito preparo e conhecimento.
É preciso saber respeitar a sua equipe, pois só assim será respeitado e admirado por todos e seus resultados como gestor serão certamente atingidos.