Qualidade

Atenção Domiciliar: lançado o novo Escore de Avaliação NEAD

Por Roberta Massa B. Pereira | 17.11.2016 | Sem comentários

Muito aguardado pelo setor, lançamento ocorreu no último dia 9 de novembro.

Após mais de 10 anos da “Tabela NEAD” (como é conhecida por muitos), o Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar lançou seu Novo Escore de Avaliação no último dia 9 de novembro, em São Paulo, durante o 2º Evento de Educação Continuada da entidade.

Com o tema “Desospitalização: o que é preciso discutir?”, o evento reuniu cerca de 340 pessoas no Auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, representando todos os players do setor:

Empresas de Atenção Domiciliar, hospitais, operadoras de planos de saúde e até mesmo o setor público.

Com a participação da Coordenadora Geral do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, Dra. Mariana Borges Dias.

A apresentação do Novo Escore de Avaliação NEAD foi o ponto alto da programação e é resultado do trabalho iniciado em julho de 2015 pelo Grupo de Estudos da entidade.

Que conta com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas e gestores, sob a coordenação do vice-presidente Dr. Leonardo Zimmerman.

Depois da revisão do instrumento pelos profissionais do Grupo de Estudos NEAD, o trabalho contemplou duas etapas de testes.

Na primeira, com 300 beneficiários de Atenção Domiciliar e, na segunda etapa, em uma amostra com mais 400 pacientes.

Na sequência, todos os resultados foram analisados por um estatístico que, inclusive, proferiu palestra sobre a Base Metodológica, no lançamento da semana passada.

O NEAD mostrou que está pronto para responder a essa demanda antiga do mercado que é a revisão do escore e conseguiu promover uma discussão extensiva com a plateia, durante o nosso evento”, afirma o Dr. Leonardo Zimmerman.

Além da base metodológica, foi apresentada a Estrutura da Tabela e também Estudos de Casos.

Para tanto, todos os participantes receberam um exemplar impresso do Novo Escore NEAD para acompanhamento e, depois do evento, estão recebendo por e-mail a cópia autorizada para reprodução.

Muito felizes com o resultado do trabalho, os membros do Grupo de Estudos informam que não têm a pretensão de que o escore apresentado seja definitivo e que estão cientes da necessidade de revisões constantes, garantindo que esse é um compromisso assumido pelo NEAD.

Estávamos precisando tanto dessa ferramenta, estávamos órfãos de regulação e o Novo Escore NEAD veio para abrilhantar o final desse evento.

Certamente, trará muitos benefícios para todos nós que estamos envolvidos no setor”, avalia Viviane Mathias, Gerente de Assistência Domiciliar, Junta e Serviços Médicos da SulAmérica.

Para Ana Michela Lista Merchan, Gestora de Medicina Preventiva da OMINT, o evento foi um dos melhores do segmento nos últimos tempos.

Espero que sirva de exemplo de alinhamento e seriedade para que outros tenham essa dimensão e para que possamos construir, crescer e consolidar a Atenção Domiciliar no Brasil”.

Segundo o NEAD, depois de todos os participantes terem recebido o arquivo eletrônico, o Novo Escore de Avaliação estará disponível também no site da entidade – www.neadsaude.org.br

Por fim, impressionado com a quantidade de perguntas recebidas durante o evento, o Dr. Sergio Candio, diretor do NEAD, reitera que a entidade agora está disposta e precisa ajudar a encontrar respostas para tantas perguntas.

Fonte: Agência Paulista de Comunicação-17.11.2016.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu! 

Compartilhe!