Gestão

Como gerenciar um centro cirúrgico

Por Roberta Massa | 30.11.2016 | Sem comentários

Para o bom funcionamento de um Hospital, com uma rotina dinâmica e complexa, é fundamental que a unidade tenha total controle de todos os processos: estratégico, gerencial e operacional.

Com o HIS é possível gerenciar todas as áreas, de forma precisa e segura, proporcionando o pleno funcionamento entre os setores, como:

Atendimento, admissão de pacientes, pré-internação com controle de autorização de OPME, urgências e emergências, centro cirúrgico e obstétrico, estoque, manutenção faturamento (convênio e SUS), contabilidade, orçamentos e custos, BI, entre outras áreas.

Quando falamos em processos interligados e com total controle, podemos citar a complexidade da gestão de um centro cirúrgico, por exemplo.

Um dos ambientes dentro de um hospital que exige total segurança nos procedimentos e que vai além de equipamentos e aparelhagem sofisticada.

E é justamente aí que um bom sistema de gestão faz toda a diferença.

Como a utilização das salas cirúrgicas é bastante concorrida, o Hospital precisa ter um nível de organização muito grande para gerenciar toda a logística desse setor.

Afinal, um melhor gerenciamento resulta em redução de custos para a Unidade, maior produtividade da equipe e um melhor atendimento para os pacientes.

A gestão do centro cirúrgico começa na pré-internação.

Neste momento é possível ter a informação do procedimento que o paciente irá utilizar.

Após autorização da cirurgia , o paciente está elegível para marcação da cirurgia.

Na marcação, o profissional consegue ter uma visão geral de todos os agendamentos e solicitar, de acordo com a disponibilidade, os cadastros prévios dos Recursos Especiais que podem ser utilizados na cirurgia: reserva de UTI, banco de sangue, bisturi etc.

Se algum desses recursos não estiver disponível na data e hora solicitada, o sistema emite um alerta.

Após a marcação, automaticamente, é gerado o número de solicitação de materiais e medicamentos para o estoque, que terá total controle de tudo que será utilizado.

Quando o paciente chega para a cirurgia, todos os itens estarão separados em suas quantidades certas, evitando assim atrasos nas cirurgias.

No módulo do Centro Cirúrgico é possível cadastrar, previamente, as equipes cirúrgicas e os respectivos procedimentos vinculados aos mesmos.

Também existe a possibilidade de realizar orçamento, com a possibilidade de registro por paciente.

Dentro do Centro Cirúrgico é possível identificar os consumos de materiais e medicamentos.

Após essa identificação, será realizado o registro da cirurgia, que compõe a nota de sala.

No registro será documentado todo o procedimento realizado pelo paciente, quais foram os profissionais responsáveis, o procedimento realizado, possíveis auxiliares, bem como todos os materiais e medicamentos utilizados.

O que não foi utilizado, no momento da identificação do consumo, o sistema gera uma solicitação de devolução para o estoque.

Nos casos de cirurgia obstétrica, além de todas essas informações, é possível também lançar a quantidade de recém-nascidos por dia.

Tudo isso de forma rápida e fácil, trazendo mais segurança na informação, controle na movimentação de produtos e automação do faturamento.

Fonte: Pixeon-30.11.2016

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!