Educacional

CBA promove cursos de Gestão Hospitalar no Rio e em São Paulo

Por Roberta Massa B. Pereira | 06.12.2016 | Sem comentários

Publicidade

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado da Joint Commission International (JCI) no Brasil, está com inscrições abertas para dois cursos na área de gestão hospitalar.

Que serão realizados no mês de dezembro no Rio de Janeiro e em São Paulo, voltados para profissionais que atuam nas áreas de gestão e liderança em instituições de saúde pública e privada.

Com aulas teóricas e práticas, o curso Indicadores de Desempenho baseados no Programa de Acreditação Internacional tem como objetivo abordar os principais conceitos sobre elaboração e utilização de indicadores clínicos e administrativos no monitoramento da qualidade para a gestão dos serviços de saúde.

As aulas serão ministradas pela médica e educadora do CBA para a melhoria da qualidade e segurança assistencial em instituições de saúde, Adélia Quadros, nos dias 8 e 9/12, no Rio de Janeiro, e visa dar suporte ao monitoramento e à avaliação de desempenho dos processos assistenciais e gerenciais da instituição de saúde.

Os participantes serão capacitados a identificar os processos a serem monitorados, além de elaborar indicadores para o Programa de Melhoria da Qualidade e Segurança das instituições, preconizado pelo Manual de Padrões de Acreditação Internacional da JCI, a mais antiga e renomada agência avaliadora da qualidade e saúde mundial.

Em São Paulo, o custo financeiro com a saúde será tema do curso Gestão de Custos nas Instituições de Saúde, ministrado pelo avaliador da JCI, Franklin Lindof Bloedorn, nos dias 15 e 16 de dezembro.

Com carga horária de 24 horas, a disciplina irá proporcionar uma visão mais abrangente sobre os conceitos básicos de custeio, e de como utilizar estes conceitos nas atividades diárias das instituições de saúde.

De acordo com Franklin Bloedorn, promover a gestão sem informações básicas sobre o custo dos processos é uma questão delicada.

“Cada profissional adota uma abordagem clínica ou cirúrgica própria e nem sempre tais condutas geram a melhor relação custo/benefício.

Portanto, é necessário mapear os processos assistenciais e quantificá-los de forma adequada para conquistar melhores resultados nas instituições de saúde, seja pública ou privada”, destaca o especialista.

Os participantes terão conhecimento sobre características, métodos e técnicas dos temas para estarem aptos a entender a contribuição e a importância da metodologia para a gestão e melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde.

Mais informações e inscrições sobre os cursos podem ser acessadas no site www.cbacred.org.br.

Fonte: SB-Comunicação-06.12.2016.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!