Qualidade

Santa Casa de Maceió recebe certificação internacional canadense

Por Roberta Massa | 08.12.2016 | Sem comentários

A Santa Casa de Maceió recebeu a Acreditação Internacional Canadense – Qmentum – na festa de confraternização realizada no Espaço Multieventos do SESI, na capital alagoana.

Segundo o provedor Humberto Gomes de Melo, essa conquista deve ser vista com orgulho por todos alagoanos, uma vez que a Santa Casa de Maceió torna-se a primeira Santa Casa do País a receber a certificação internacional Qmentum entre as 168 Santas Casas do País, muitas delas enfrentando sérias dificuldades financeiras.

Outro motivo é o fato do hospital alagoano integrar o seleto grupo de 44 hospitais detentores do Qmentum Diamond (condição Diamante) em todo o mundo.

A festa contou com dois momentos singulares: primeiro, a entrega do selo Acreditation Canada ao provedor Humberto Gomes de Melo pela cônsul & programme manager do Canadá Anouk Bergeron-Laliberté e pelo CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) Rubens José Covello.

Segundo, a entrega simbólica de troféu, significando a Acreditação canadense, para que cada representante dos setores envolvidos pudesse levantá-lo e sentir-se ainda mais partícipe deste reconhecimento.

No caso, agindo como uma equipe, o grupo levantou conjuntamente o troféu.

O ato representou exatamente uma das falas do provedor Humberto Gomes de Melo, que citou os médicos e colaboradores como “os principais responsáveis por esta conquista histórica”.

O evento contou ainda com outros momentos marcantes, como o rito paralitúrgico do Natal oficiado pelo padre Cícero Lenisvaldo.

O anúncio da liberação da segunda parcela do 13º salário e do aumento de 7% no contra-cheque dos colaboradores a partir de janeiro.

A performance do grupo vocal Estrela Guia, do Hospital Nossa Senhora da Guia; a apresentação da nova logomarca da Santa Casa de Maceió; o sorteio de mais de 90 brindes e a tradicional animação de bandas e DJs, além de comidas típicas.

Certificação Qmentum

O certificado foi entregue pela cônsul & programme manager do Canadá Anouk Bergeron-Laliberté e pelo CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) Rubens José Covello.

A Acreditação Qmentum (Qualidade no momento) é conferida pelo Canadian Council on Health Services aos hospitais avaliados pelo IQG. Segundo explicou o executivo Rubens Covello.

A Acreditação avalia a qualidade e a segurança das instituições em relação aos processos assistenciais e de gestão, sempre pautados pelas melhores práticas mundiais e tendo como foco principal o paciente.

Para obter a certificação internacional, a Santa Casa de Maceió passou por uma criteriosa avaliação onde foi evidenciada a conformidade dos padrões e das ROPs (Práticas Organizacionais Exigidas) nas dimensões: Cultura e Segurança; Comunicação; Uso de Medicamentos; Prevenção e Controle de Infecção; Ambiente de Trabalho e Avaliação de Risco.

Os avaliadores conversaram com médicos e colaboradores, além de ouvirem a opinião dos próprios pacientes atendidos no complexo hospitalar.

“A Acreditação visa a redução de eventos adversos, focando na melhora da qualidade e da segurança no cuidado com o paciente”, concluiu Covello.

Fonte: ANAHP- 08.12.2016.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu conteúdo.

 

Compartilhe!