Tecnologia

Unimed-BH otimiza processos com solução de visualização de dados

Por Roberta Massa B. Pereira | 26.01.2017 | Sem comentários

Publicidade

Referência no modelo nacional, a Unimed Belo Horizonte  está presente em 34 municípios mineiros, onde detém 50% do market share dos usuários de plano de saúde de sua área de abrangência, com prestação de assistência médica aos seus clientes por meio de rede credenciada e rede própria.

De grande porte, a organização gerencia um volume expressivo de informações em seu banco de dados e conta com os produtos da empresa sueca Qlik para disponibilizá-las para as áreas de negócios.

A parceria teve início quando os usuários passaram a demandar maior agilidade na resposta da solução de BI, possibilidade de acesso via mobile, rapidez na disponibilização da informação e uma experiência de uso mais agradável.

A área de TI da empresa buscava menor custo de implementação e maior governança das soluções de BI.

A Unimed-BH, por meio da Aditi, canal de vendas da Toccato, distribuidora dos produtos Qlik em nível global, implementou o QlikView para suprir as demandas da equipe.

Ainda no período de testes, o QlikView teve resultados satisfatórios em termos de performance, oferecendo maiores opções de navegação na plataforma e uma governança mais eficiente.

Segundo Carlos Roberto Katayama, superintendente de TI da Unimed BH, o custo e o tempo de implementação da solução também contribuíram para a escolha:

“conseguimos viabilizar a infraestrutura, a licença, a consultoria, o treinamento e implementação dos quatro cenários de análises previstos, com o montante que existia apenas para implementar a solução de outro fornecedor”.

A expectativa em relação à plataforma era a facilidade no uso da ferramenta, permitindo que seus usuários pudessem interagir de forma ágil e agradável, sem gerar grandes impactos na área de TI.

“A experiência do usuário era uma de nossas maiores preocupações, e também a diminuição do esforço da equipe de TI, uma vez que outras soluções demandavam muito trabalho para chegar a um nível satisfatório”, comenta Katayama.

Atualmente, a Unimed-BH utiliza cerca de 70 painéis na plataforma de análises que apoiam as áreas comercial, administrativo-financeira, recursos humanos, cooperados, provimento em saúde e unidades da rede própria de assistência à saúde, somando quase 400 usuários da solução.

A abrangência do BI na empresa permite a integração das informações e aumenta a velocidade na tomada de decisão, “em um cenário onde as mudanças são constantes e as solicitações dos usuários exigem agilidade, a rapidez nas respostas passam a ser um fator fundamental”, aponta Fábio Mello, diretor de Canais da Toccato.

“Estamos sempre atentos aos pedidos dos usuários, realizando mudanças para que a solução tenha o melhor desempenho possível e facilite as entregas.

O QlikView tem a flexibilidade para realizar manutenções nos painéis, incluindo novas visões de análise de maneira ágil e facilitada”, garante Leonardo Farah, CEO da Toccato.

O aprimoramento da solução e qualidade da experiência do usuário é contínuo, sendo que hoje a plataforma de BI na Unimed-BH tem como foco a assistência ao cliente, oferecendo suporte às áreas de atendimento da empresa.

“O Qlik trouxe credibilidade ao trabalho da equipe de BI ao melhorar o acesso a informação e o prazo de entrega, proporcionando boa usabilidade.

A informação começou a chegar rápido, de forma mais segura e flexível às nossas necessidades”, enfatiza o superintendente de TI.

Fonte: Fórum Saúde Digital-26.01.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu conteúdo.

 

Compartilhe!