Gestão

Hospital São Luiz comemora mais um ano de alto padrão na zona leste com Unidade Anália Franco

Por Roberta Massa | 07.02.2017 | Sem comentários

O Hospital São Luiz abriu sua terceira unidade, em 3 de março de 2008, no bairro do Tatuapé.

Com o nome de Anália Franco, é o maior hospital da rede em extensão (46 mil m² de área construída) e oferece serviços de Hospital Geral, Maternidade, Pronto-Socorro e Diagnósticos.

É o primeiro hospital de alto padrão a se instalar na Zona Leste.

Ao todo, são 279 leitos, sendo 180 apartamentos, seis suítes na Maternidade e uma no Hospital, 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 37 leitos de UTI Neonatal, oito leitos de UTI Infantil e seis leitos de Semi-Intensiva Neonatal.

Os centros cirúrgico e obstétrico têm 27 salas, nove destinadas à Maternidade.

Além de reunir o que há de mais avançado em tecnologia hospitalar, a unidade atua com equipes multidisciplinares e atende aos mais complexos procedimentos clínicos, cirúrgicos e de diagnose.

Homenagem a Anália Franco 

(São Paulo, 29/03/1853 – 20/01/1919), educadora e escritora, filha de Teresa Emília de Jesus e Antônio Mariano Franco Júnior, casou-se com Francisco Antônio Bastos em 1906.

Estudou inicialmente em Resende. Em 1861, transferiu-se com a família para São Paulo e foi matriculada na escola dirigida pela mãe. Aos quinze anos se formou professora.

No ano de 1876, Anália e sua mãe deram aulas em Guaratinguetá e, posteriormente, em Jacareí. Em 1877, voltou à capital e se formou normalista, em 1878, pela Escola Normal.

Depois disso, Anália dedicou a vida a fundar abrigos para órfãos, asilos, colônias regeneradoras, creches e escolas maternais, adotando métodos próprios de educação e ensino.

Em sua época, Anália colaborou ativamente para revistas feministas, como A Mensageira, A Família e O Eco das Damas.

Em 1898, fundou sua própria revista, Álbum das Meninas, publicação literária dedicada às jovens brasileiras, onde escreveu a maior parte de seus contos e romances. Anália Franco morreu em 1919 de gripe espanhola.

Fonte: Hospital São Luiz-07.02.2017.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu conteúdo.

Compartilhe!