Qualidade

Atendimento integrado humaniza tratamento oncológico

Por Roberta Massa | 15.02.2017 | Sem comentários

Pacientes do Centro de Oncologia Quinta D’Or têm acesso ao Projeto Linha Verde, que integra os serviços de diagnóstico e tratamento

É comum que o diagnóstico de câncer gere muitas questões ao paciente e seus familiares, e que uma das maiores demandas seja a busca por uma “segunda opinião”.

A insegurança e a ansiedade podem ser contidas quando encontra em um mesmo local os serviços de forma integrada para seu caso, e esta é a proposta do Centro de Oncologia Quinta D’Or, da Rede D’Or São Luiz.

O primeiro centro de atendimento multidisciplinar no Rio de Janeiro integra os serviços do Hospital Quinta D’Or e das clínicas do Grupo Oncologia D’Or, com o objetivo de facilitar a vida dos pacientes, garantindo o atendimento especializado necessário para o diagnóstico e tratamento do câncer, contando com alta tecnologia.

Entre os diferenciais do Centro de Oncologia Quinta D’Or está o Projeto Linha Verde.

Esta linha de cuidados foi desenvolvida exclusivamente para agilizar o atendimento ao paciente oncológico, reduzindo o tempo entre o diagnóstico da doença e o início do tratamento.

Além disso, o projeto também tem como objetivo oferecer um maior conforto e segurança no agendamento e realização de exames complementares e demais procedimentos.

“Para a equipe do Centro de Oncologia Quinta D’Or cada paciente é único e tem seu caso abordado e tratado de forma diferenciada, dentro da integralidade dos serviços.

O conceito do cuidado direcionado ao paciente visa contribuir com o tratamento do câncer, conduzido por especialistas de decisão terapêutica e de apoio, suprindo a necessidade do paciente e de seus familiares ao acesso a respostas urgentes”, afirma o coordenador do Centro de Oncologia Quinta D’Or, Henry Najman.

O Centro de Oncologia Quinta D’Or conta com toda a estrutura necessária para o atendimento ao paciente oncológico.

“O ambulatório é operado por médicos experientes e especializados nas diversas áreas da oncologia, a estrutura para a realização de quimioterapia alia o conforto das instalações com a segurança oferecida pela estrutura hospitalar, estando capacitada a atender de forma rápida a qualquer intercorrência durante o tratamento”, destaca o diretor geral do Hospital Quinta D’Or, Dr. José Mauro Rezende.

Como a qualidade de vida de quem convive com a doença é afetada tanto pelo efeito tumoral quanto pelas terapias disponibilizadas (quimioterapia e radioterapia, por exemplo), o Centro de Oncologia Quinta D’Or ampliou sua atuação para todas as áreas da oncologia.

Trata-se de equipes especializadas no acompanhamento gastrointestinal, tórax, próstata, transplante de medula óssea, entre outros, contando ainda com cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos, hematologistas, hepatologistas, radiologistas intervencionistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais.

Inovação e alta tecnologia

Equipamentos de última geração, disponíveis no Centro de Oncologia Quinta D’Or, são operados por pessoal especializado e plenamente capacitado a oferecer um atendimento tecnicamente adequado e, principalmente, humanizado a todos os pacientes.

A Radioterapia conta com equipamentos de última geração, como os dois aceleradores lineares: Cinac-IX e Novalis 3D Classic, que se destaca pela precisão no tratamento de lesões no sistema nervoso central, próstata, fígado e pâncreas, utilizando técnicas de Radiocirurgia, Radioterapia de Intensidade Modular (IMR) ou Radioterapia Guisada por Imagem (IGRT). Além disso, são oferecidos tratamentos de Braquiterapia para implantes prostáticos ou tumores de outras localizações.

Cirurgia Robótica

O Centro Cirúrgico do Hospital Quinta D’Or está equipado com o robô da Vinci, capaz de realizar cirurgias oncológicas com eficiência e precisão.

O aparelho conta com quatro braços mecânicos disponíveis para carregar a câmera de vídeo, além de instrumentos cirúrgicos, garantindo assim um procedimento minimamente invasivo – melhorando a resposta pós-cirúrgica e o tempo de internação do paciente.

Serviços especializados

O Centro de Câncer de Mama é outro serviço de alta relevância nesta linha de cuidados, permitindo a realização de mamografia digital com tomossíntese, ultrassonografia mamária, procedimentos invasivos (biopsias guiadas, percutâneas e cirúrgicas), além da ressonância magnética para elucidação diagnóstica nas patologias mamárias.

Além de toda esta tecnologia no diagnóstico e tratamento dos tumores sólidos, o Grupo Oncologia D’Or e o Hospital Quinta D’Or criaram, em 2012, o Centro de Transplantes de Medula Óssea, capacitado a realizar transplantes autólogos e alogênicos, com profissionais especializados e infraestrutura certificada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Fonte: Grupo Oncologia D’Or – 15.02.2017.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu conteúdo.
Compartilhe!