Saúde

Região Norte recebe recurso para assistência farmacêutica

Por Roberta Massa | 15.02.2017 | Sem comentários

O recurso será destinado para contratação de profissionais e aprimoramento de serviços.

O objetivo é garantir melhor organização de estoques de medicamentos e atendimento à população

A Região Norte vai receber R$ 390 mil para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos das unidades de saúde.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS).

Ao todo, 65 municípios – dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins- receberão.

O montante poderá ser destinado para a contratação de profissionais, além do aprimoramento dos serviços de conectividade dos locais.

O Objetivo é proporcionar agilidade no atendimento à população e melhorar a organização dos estoques de medicamentos. 

O recurso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

No total, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 5,8 milhões para 968 municípios do país.

A ampliação no investimento e no aprimoramento da informatização é um dos principais objetivos do Ministério da Saúde.

“Devemos melhorar a qualidade dos serviços ofertados com recursos que temos disponíveis e, sem dúvidas, o investimento na informatização é um dos caminhos” afirma  Ricardo Barros.

A estratégia de qualificar os serviços de saúde integra o conjunto de investimentos já realizados por meio do Projeto de Qualificação da Assistência Farmacêutica e Intervenção Sistêmica da Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde – QualiSUS-Rede.

O projeto foi desenvolvido em 15 regiões do país, em 486 municípios, com entrega de computadores, realização de pesquisa diagnóstica sobre os serviços farmacêuticos e ofertas educacionais na modalidade à distância para mais de cinco mil profissionais de saúde.

Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba, desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos, até ações de cuidado ao usuário.

A proposta é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

Fonte: Portal da Saúde-15.02.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu. 

eBook Planejamento Estratégico em Saúde

 

Compartilhe!