Tecnologia

Dinamarca reduz custos ao instalar câmeras em ambulâncias

Por Roberta Massa | 22.02.2017 | Sem comentários

Através de imagens vistas à distância, os hospitais da região Norte do País antecipam o cuidado ao paciente e evitam viagens desnecessárias.

A região Norte da Dinamarca, chamada Nordjylland, otimizou os recursos de atendimento à saúde da população ao instalar câmeras de videomonitoramento no interior de ambulâncias.

Os pacientes são avaliados em tempo real por uma equipe médica remota, que acompanha todo o atendimento emergencial através de câmeras IP de alta resolução da Axis Communications.

Isso permite resolver alguns casos ainda na ambulância, e o paciente volta para casa sem ter passado pelo hospital.

Além de reduzir custos para a administração pública, a ideia reduziu o número de visitas desnecessárias aos centros de saúde.

Os médicos dão sugestões de como tratar o paciente antecipadamente, identificam a eventual necessidade de especialistas e indicam quais hospitais estão mais aptos a tratar aquele caso.

As câmeras, instaladas no teto de onze ambulâncias, são pequenas e geram imagens de alta qualidade mesmo com a vibração do veículo em movimento.

As câmeras foram instaladas estrategicamente, permitindo visualizar todo o corpo do paciente e ainda aproximar a imagem em partes específicas para assegurar a boa visualização pela equipe médica.

Para transmitir o vídeo à distância, a região de Nordjylland utilizou a tecnologia Radiocamm, instalada nas câmeras Axis, que permite a comunicação wireless entre dois pontos.

A transmissão pode se adaptar a diferentes tipos de rede para proporcionar banda larga otimizada. Além disso, a comunicação pode ser via 3G ou 4G, sem interrupções.

“Esse tipo de instalação envolve grandes desafios tecnológicos.

Inclui conexão suficientemente rápida para a alta taxa de quadros e imagem de qualidade para que a equipe hospitalar remota possa realizar o atendimento correto ao paciente.

No Brasil, a equipe da Axis também está disponível para colaborar no desenvolvimento de projetos semelhantes”.

O recurso é ideal para ambulâncias que atendem a zonas afastadas de centros urbanos, ou para municípios que não possuem atendimento especializado.

Mesmo nas grandes capitais, a avaliação remota pode agilizar o atendimento nos hospitais e diminuir o tempo de espera.

Na experiência dinamarquesa, que inicialmente seria voltada ao atendimento de crianças e vítimas de derrame, a proposta foi expandida para o os mais de 600 mil usuários do serviço de saúde local.

A maior barreira encontrada pelo projeto foi a falta de costume de médicos e enfermeiras, o que foi superado ao ser constatada a efetividade do sistema.

“Do ponto de vista do paciente, o streaming de vídeo das ambulâncias é muito positivo.

Esse é o futuro – o médico pode cuidar do paciente ainda na ambulância”, diz o consultor sênior de Nordjylland, Søren Aagaard Christiansen.

Sobre a Axis Communications

A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro.

Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento e desenvolver novos mercados.

A Axis possui mais de 2600 funcionários dedicados em mais de 40 países e opera através de uma rede global de mais de 80 mil parceiros. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.

Fonte: Trópico Comunicação-22.02.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

eBook Planejamento Estratégico em Saúde

 

 

Compartilhe!