Sustentabilidade

Hospital Santa Paula é o primeiro do país a receber o selo AQUA

Por Roberta Massa | 08.03.2017 | Sem comentários

Eco-gestão, conforto e preservação de recursos são alguns dos temas inseridos nas soluções arquitetônicas e técnicas para acatar os critérios do processo AQUA

O Hospital Santa Paula recebeu em fevereiro da Fundação Vanzolini a certificação AQUA-HQE, Alta Qualidade Ambiental – por sua operação e uso sustentáveis.

Depois de um ano de ajustes em processos e investimentos em tecnologias sustentáveis, é o primeiro hospital do Brasil a possuir, em todos os seus edifícios, o Certificado de Operação e Uso Sustentáveis.

“Ao receber esta premiação nós temos a afirmação que oferecemos – além das melhores tecnologias e equipe médica – instalações sustentáveis que proporcionam um melhor ambiente para o atendimento e cuidado ao paciente”, afirma George Schahin, presidente do Hospital Santa Paula.

Para operar de acordo com a Certificação AQUA-HQE, o Hospital Santa Paula apresentou diversos indicadores de desempenho para atender aos critérios mínimos exigidos para a certificação, além de diagnóstico e inventário para legitimar as condições de segurança, habitabilidade e qualidade ambiental.

De acordo com Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo da certificação, “a adoção do AQUA-HQE para avaliação e certificação de um hospital em operação é uma aplicação pioneira, desenvolvida para o Brasil pela Fundação Vanzolini e oferecida ao nosso parceiro Cerway para futura adaptação para outros países, fazendo do Hospital Santa Paula um exemplo a ser seguido também no exterior”.

Para Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, empresa responsável pela consultoria de sustentabilidade do projeto, “o entrosamento entre a equipe de consultores e a equipe do Hospital Santa Paula permitiu que o empreendimento atingisse uma sustentabilidade com resultados concretos, além do exigido pela certificação”.

Operação sustentável

De acordo com o gerente de engenharia do Hospital Santa Paula, Walmor Pedro Brambilla, o perfil de qualidade ambiental do edifício cumpriu satisfatoriamente as 14 categorias exigidas:

  1. Relação do edifício com seu entorno
  2. Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos
  3. Canteiro de obras com baixo impacto ambiental
  4. Gestão da energia
  5. Gestão da água
  6. Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício
  7. Manutenção – permanência do desempenho ambiental
  8. Conforto higrotérmico
  9. Conforto acústico
  10. Conforto visual
  11. Conforto olfativo
  12. Qualidade sanitária dos ambientes
  13. Qualidade sanitária do ar
  14. Qualidade sanitária da água

“A Certificação AQUA-HQE trás um grande benefício para os colaboradores e para os pacientes que estão em tratamento no Hospital Santa Paula.

Os ambientes são projetados e operados de forma a se obter o maior conforto possível durante os procedimentos, viabilizando a utilização adequada dos recursos com o menor custo”, explica o engenheiro.

Sobre o AQUA-HQE

Desde seu lançamento em 2008 o Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras, seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.

Mantendo a base conceitual francesa, o reconhecimento dessa proposta é agora reforçado pela sua efetiva atuação na rede de certificação internacional HQE™.

A certificação obteve grande sucesso no mercado e superou o número de 300 edificações e 10.000 unidades habitacionais certificadas.

Mesmo com êxito alcançado no período, o sistema de avaliação de desempenho ambiental brasileiro (AQUA), versão adaptada da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), se renovou e alcançou um novo patamar em 2014: promoveu a fusão entre os referenciais técnicos brasileiros e franceses, criando a certificação AQUA-HQE, e a partir daí, passou a integrar uma Rede Internacional de Certificação para a sustentabilidade na construção.

 Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. O HSP ocupa uma área de 15 mil m², possui 200 leitos, 8 salas de cirurgia e 50 leitos dedicados à terapia intensiva: 32 na UTI Geral, 9 na UTI Cardiológica e 9 na UTI Neurológica.

O Centro Cirúrgico HSP possui 8 salas de cirurgia e 8 leitos para recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 7.500 procedimentos cirúrgicos, 12 mil internações e atende no Pronto Atendimento cerca de 100 mil pacientes.

O hospital emprega mais de 1.200 colaboradores e possui um corpo clínico aberto com 1.500 médicos. O HSP é acreditado ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; possui Acreditação Canadense desde 2010 e, em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI).

Para mais informações acesse: http://www.santapaula.com.br.

Fonte: Hospital Santa Paula – Brodeur Partners-08.03.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

eBook Planejamento Estratégico em Saúde

Compartilhe!