Educacional

Rio de Janeiro ganha novo centro de treinamento e simulação realística em saúde

Por Roberta Massa | 05.04.2017 | Sem comentários

Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e Rede D’Or São Luiz inauguram Centro de Ensino e Treinamento IDOR

A zona sul carioca ganha um novo centro de excelência em simulação realística, ensino e treinamento dedicados à saúde.

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Rede D’Or São Luiz abrem as portas do Centro de Ensino e Treinamento IDOR, idealizado para capacitar profissionais de saúde para um melhor atendimento e segurança aos pacientes, associando conhecimentos teóricos, práticos e aspectos comportamentais.

Um dos principais diferenciais do projeto será a integração entre pesquisa, atendimento clínico e ensino.

Afinal, todo o corpo docente do centro será composto por renomados especialistas das diversas unidades da Rede D’Or São Luiz. “As atividades do Centro visam expandir e consolidar a excelência dos cursos já ministrados nas próprias unidades da Rede D’Or São Luiz e contam com a expertise de nossos especialistas.

Cabe ressaltar que os treinamentos oferecidos neste novo espaço não serão restritos aos profissionais da Rede D’Or São Luiz, ou seja, o objetivo é capacitar os profissionais de saúde, como um todo, com a referência de ensino e pesquisa do IDOR e a credibilidade da assistência da Rede D’Or São Luiz”, explica André Moll, membro do Conselho da Rede D’Or São Luiz.

Com 940m², o Centro foi desenvolvido especialmente para abrigar laboratórios práticos (serão 11 ao todo), 2 salas para aulas teóricas, 2 salas híbridas e 1 auditório com capacidade para 80 pessoas.

Segundo Arnaldo Prata, diretor de ensino do IDOR, a expectativa é treinar mais de cinco mil profissionais em apenas três anos.

“O projeto constitui um marco na capacitação de profissionais da área de saúde no Rio e, certamente, contribuirá de modo significativo para a melhoria da qualidade da assistência em nossos hospitais, mas também irá contribuir com a formação dos profissionais que atuam em outras unidades de saúde”, finaliza Arnaldo Prata.

Conceito recente na área médica hospitalar, as salas híbridas merecem destaque, pois consistem na união entre centro cirúrgico e sala para procedimentos de intervenção não cirúrgica.

Ainda para as aulas práticas, o Centro também irá disponibilizar 7 manequins fullbody, utilizados para praticar medidas básicas de reanimação cardiopulmonar, por exemplo; e alguns parciais para demais exercícios.

Além do acesso aos equipamentos de alta tecnologia, os alunos também serão treinados com abordagem baseada em simulação realística, ou seja, submetidos a situações comportamentais similares as que encontrarão na assistência.

A partir de cases apresentados com participação de especialistas, como também de atores interpretando ora papel de paciente, familiar ou mesmo profissional da saúde, os alunos poderão vivenciar as situações e ser orientados quanto as melhores condutas para condução dos diversos casos.

Além dos cursos técnicos e comportamentais para os profissionais da área de saúde, especialmente médicos e enfermeiros, o Centro oferecerá também capacitação para outras áreas de apoio, como higienização e atendimento.

Com a iniciativa de melhoria da formação básica de médicos e enfermeiros, a expectativa é que isso reflita positivamente no cuidado e na segurança do paciente.

Centro de Ensino e Treinamento IDOR está localizado na Rua Pinheiro Guimarães, 22, em Botafogo, Rio de Janeiro.

Fonte: HDPRcomunicação – 05.04.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!