Qualidade

Hospital da Clínicas lança cartilha lúdica para internações pediátricas

Por Roberta Massa | 07.04.2017 | Sem comentários

Iniciativa reúne atividades lúdicas e será distribuída pela faixa etária; instituição atende pacientes de todo país e América Latina.

O Hospital das Clínicas de São Paulo lança cartilha para ajudar os pequenos pacientes a entender os procedimentos realizados na instituição.

Com a publicação, intitulada “Pedrinho no Hospital”, as crianças poderão compreender a importância da pulseira de identificação, o motivo da internação e de restrições alimentares.

Além disso, o conteúdo explica como o acesso intravenoso será feito pelos enfermeiros e o papel dos profissionais de saúde com os quais os pacientes terão contato.

“O processo de tratamento no hospital pode ser difícil para as crianças e os familiares.

Por isso, desenvolvemos o manual com o objetivo de auxiliar o público infantil a assimilar os métodos enquanto estiverem nos leitos”, afirma a coordenadora da Terapia Ocupacional do Instituto da Criança e idealizadora do projeto, Aide Mitie Kudo.

Elaborado com o apoio de um laboratório farmacêutico, o guia é personalizado e reúne uma série de atividades lúdicas.

A cartilha será distribuída de acordo com a faixa etária e o nível de compreensão do paciente.

“Não se trata de uma revista para o lazer, do brincar apenas pelo brincar, mas sim de um recurso do terapeuta para auxiliar a criança na ressignificação do cotidiano, de forma espontânea”, acrescenta a coordenadora da Terapia Ocupacional do Instituto da Criança.

“Pedrinho no Hospital” é uma homenagem ao professor Pedro de Alcântara, fundador do Instituto da Criança, inaugurado em 1976.

A instituição atende pacientes de todo o Brasil e da América Latina, de zero a 19 anos, por meio de 21 especialidades médicas.

A organização foi preparada para o tratamento de doenças de alta complexidade, como síndromes raras, câncer e AIDS, além de realizar transplantes de fígado e de medula óssea.

Fonte: Portal do Governo – 07.04.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!