Gestão

Hospital Balbino em Olaria tem nova gestão médica e administrativa

Por Roberta Massa | 08.06.2017 | Sem comentários
 Nova gestão assume o Hospital Balbino com proposta de fortalecimento da equipe.

O Hospital Balbino, em Olaria, conta agora com uma nova gestão médica e administrativa.

Nos planos, fortalecer a equipe assistencial do Hospital, reativar o Centro de Estudos, dobrar o número de médicos contratados e revisar os protocolos assistenciais.

Com a reestruturação, a direção médica divide-se, agora, em direção técnica e clínica e são dirigidas, respectivamente, pelos médicos Cláudio Félix, formado pela Faculdade de Medicina de Valença e médico da instituição há quase 20 anos.

E pelo cardiologista Luciano Brasileiro, coordenador da terapia intensiva do Hospital há cerca de 25 anos e membro titular da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

“Começamos essa nova função entendendo que o momento é de melhorar a qualidade do que temos, que não é pouca.

Melhorar a união entre as equipes e fazer com que tenham a percepção de suas qualidades.

Nós já temos uma capacidade diagnóstica muito grande, o que precisamos é fazer com que os médicos e colaboradores sintam-se importantes dentro do sistema”, fala Luciano Brasileiro.

Segundo o médico, a unidade das equipes está diretamente ligada ao melhor atendimento aos pacientes.

“Hoje em dia, dificilmente um médico trata de um paciente sozinho. É importante prestar atenção em todo esse sistema médico, de forma que haja comunicação adequada em todo a assistência, do início do atendimento até a internação.

Uma informação passada errada ou omitida pode gerar um dano grave”, enfatiza o diretor clínico.

A direção técnica planeja, também, contratar o dobro do número de médicos que já atuam no Hospital.

“Estamos buscando neurologistas, dermatologistas, endocrinologistas, cardiologistas, ginecologistas para um período de quatro horas de atendimento ambulatorial”, explica Cláudio Félix.

Outro plano é reativar as atividades do Centro de Estudos. Como primeiro passo, foi montada uma programação de Sessões Clínicas.

“É fundamental trazer o médico para o Hospital para que haja mais discussão e um relacionamento maior entre todas as especialidades.

O próximo tema discutido será a febre amarela e vamos oferecer um treinamento para equipe sobre a doença”, afirma Luciano Brasileiro.

Qualidade e segurança

Aprimorar o atendimento da Emergência também está no plano da dupla de diretores.

Atualmente, o setor adota o processo de acolhimento e classificação de risco, para identificar quem precisa de atendimento prioritário.

Ao chegar hoje na Emergência, o paciente é avaliado por um enfermeiro qualificado, sendo  identificado de acordo com a gravidade dos sintomas, potencial de risco, entre outros pontos.

“Este procedimento nos dá uma tranquilidade muito grande em relação ao paciente não ter nenhum evento adverso enquanto aguarda o atendimento médico.

O que vamos fazer agora é procurar agilizar o processo, capacitando o enfermeiro a realizar um diagnóstico completo de maneira mais rápida”, enfatiza Brasileiro.

A revisão de protocolos assistenciais para a segurança dos pacientes é outro objetivo da nova direção, como explica Cláudio Félix:

“Vamos revisar os protocolos existentes e investir em educação continuada, fazendo revisão constante dos protocolos, para identificar pontos mais frágeis e críticos que podemos melhorar e incluir novas recomendações científicas”, diz o diretor técnico.

Médicos gestores

A escolha de dois médicos para assumir a direção clínica e técnica do Hospital foi do Conselho Administrativo da instituição, que tem nova formação, com a Elysio e Eduardo Balbino.

“Optamos por ‘pratas da casa’; são médicos que estão conosco há mais de 20 anos e conhecem bem nossos processos”, justifica Elysio.

“O fato de serem profissionais da área de saúde auxilia nas decisões gerenciais, já que ambos têm conhecimentos científico e técnico para discutir questões assistenciais junto ao corpo médico, de enfermagem e demais membros da equipe multidisciplinar.

Com isso, esperamos promover melhor assistência para os nossos usuários”, conclui Eduardo Balbino.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Balbino-08.06.2017.

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