Tecnologia

Hospital Mãe de Deus é o 1º da América do Sul a utilizar computação cognitiva

Por Roberta Massa B. Pereira | 09.06.2017 | Sem comentários

Publicidade

Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, será o 1º na América do Sul a utilizar sistema de computação cognitiva.

A partir desta semana, os médicos do Hospital do Câncer Mãe de Deus, em Porto Alegre, contarão com mais um “especialista” para auxiliá-los na definição do melhor tratamento para cada paciente.

O novo integrante da equipe não é oncologista nem sequer formado em Medicina.

Trata-se de um supercomputador que recomenda ao médico, em segundos, as melhores opções terapêuticas para cada caso, com base na análise de um banco de dados com milhões de evidências científicas.

O hospital gaúcho será o primeiro da América do Sul a utilizar a tecnologia Watson, da IBM, na área de oncologia.

Por meio do sistema, o médico insere os dados clínicos do paciente, como sexo, idade, tipo de tumor, estágio da doença e resultados de exames, e recebe a lista com os tratamentos mais recomendados para cada caso.

 “A plataforma vai trazer tanto evidências científicas já certificadas por uma curadoria de especialistas internacionais quanto evidências de estudos publicados há poucos dias, que o médico pode nem ter tido acesso ainda.
O principal objetivo do Watson não é substituir qualquer profissional, mas, sim, empoderar o oncologista para tomar a melhor decisão com base em todas as evidências científicas existentes”, explica Eduardo Cipriani, da IBM Watson Health no Brasil.
Fonte: Estadão-09.06.2017.
Compartilhe!