ANVISA aprova técnica de tratamento de nódulos da tireoide
Por Roberta Massa | 03.07.2017 | Sem comentáriosA ANVISA aprovou essa semana, sob o registro (nº 80410900020), o Gerador de Radiofrequência – RF M3004, e cuja tecnologia que permite o tratamento minimamente invasivo de nódulos tiroidianos com ablação por radiofrequência.
É o primeiro equipamento a obter tal aprovação no Brasil para o tratamento de nódulos benignos, císticos recidivados, problemas estéticos e bócios nodulares tóxicos, com a preservação da tireoide e estruturas adjacentes.
A técnica, nova no País, já realizada em países como Coreia do Sul, Estados Unidos e Itália, e vem ao encontro dos novos protocolos de tratamento da tireoide que visam preservar ao máximo a glândula.
Segundo o Dr. Erivelto Volpi, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Doutor em Cirurgia pela USP e Membro da Comissão Científica da LATS, esta inovadora técnica que chega ao país, representa uma nova opção de tratamento para nódulos benignos de tireoide.
Podendo em algumas situações evitar a cirurgia, evitando também cicatrizes e a necessidade de reposição hormonal em casos selecionados”.
Os resultados apresentados nos países onde a técnica já é difundida são bastante positivos, especialmente em um cenário onde o tumor na tireoide é o tipo de câncer endócrino mais comum e que tem aumentado sua incidência nos últimos anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Como funciona a técnica:
Um eletrodo ultrafino é introduzido no nódulo e guiado por ultrassom ou tomografia computadorizada.
Depois de posicionada, uma corrente elétrica é passada através da sonda que aquece o nódulo, destruindo as células tumorais.
Por ser um procedimento minimamente invasivo, não gera cicatriz, garante recuperação rápida, podendo ser realizada em ambulatório, com anestesia local.
Sob representação da Surgical Line, o Gerador de Radiofrequência – RF M3004, já pode ser solicitado em todo o território nacional.
Sobre a Surgical Line:
Empresa de fornecimento de produtos em Neurocirurgia Funcional, Mapeamento de nervos (C2), Monitorização intraoperatória (IOM) e Crioterapia, com destaque para as linhas da tecnologia alemã da Inomed, a Surgical Line atua diretamente com hospitais, clínicas e operadoras de convênios médicos.
Fundada em abril de 2005, a empresa possui 32 distribuidores, presentes em 23 Estados, onde investe em educação continuada de profissionais da saúde por meio de cursos, treinamentos e apresentações em congressos.
Fonte: Baruco Comunicação Estratégica-03.07.2017.