Negócios

Grupo Hapvida adquire o Hospital Semed em Camaçari na Bahia

Por Roberta Massa | 06.07.2017 | Sem comentários

A Hapvida, quarta maior operadora de planos de saúde do país, fechou a compra de 100% do Hospital Semed, em Camaçari, na Bahia.

Com isso, o grupo de Fortaleza passa a ter três hospitais no mercado baiano, onde já conta com 340 mil usuários.

No total, a operadora atende 3,6 milhões de clientes de planos de saúde e dental no país.

“A Bahia tem o maior PIB do Nordeste. No ano passado, conquistamos a liderança no Estado com uma participação de mercado de 21%”, disse Bruno Cals, diretor financeiro da Hapvida.

O executivo, que não revelou o valor da transação, destacou ainda que se a compra não fosse concluída, o grupo construiria um hospital em Camaçari.

A cidade fica entre Salvador e Feira de Santana – municípios onde estão os outros dois hospitais da operadora no Estado.

Lean Six Sigma

O Semed tem 56 leitos. O mercado baiano de saúde tem atraído o interesse de investidores, como o conglomerado financeiro chinês Fosun, que negocia a compra do Hospital da Bahia, em Salvador, e pretende montar uma rede de hospitais no Nordeste.

A gestora Patria também está de olho nos hospitais da região, após a compra da Med Imagem, do Piauí, grupo que tem operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios e uma distribuidora de materiais e medicamentos.

A Hapvida é líder no Nordeste em número de usuários de planos de saúde e rede própria de atendimento.

No total, são 22 hospitais, 71 clínicas médicas, 18 unidades de pronto atendimento, 66 laboratórios de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta exames laboratoriais.

No ano passado, a Hapvida apurou uma receita líquida de R$ 3 bilhões, o que representa um aumento de 25% em relação a 2015.

O lucro líquido cresceu 30% atingindo R$ 469 milhões. Segundo fontes do setor, a operadora estuda uma abertura de capital e conversa com vários investidores que têm interesse em adquirir uma fatia da empresa.

O grupo é controlado pela família Pinheiro, que trabalha com um modelo totalmente verticalizado.

Além da rede de atendimento médico, a Hapvida tem empresas próprias de tecnologia, marketing, construção, arquitetura, lavandeira e call center.

O grupo conta ainda com uma central, equipada com uma plataforma tecnológica robusta, que acompanha em tempo real os procedimentos médicos realizados pelos seus usuários.

Fonte: Valor Econômico-06.07.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Planejamento Estratégico em Saúde

 

Compartilhe!