Saúde

Raridade: Vídeo da emergência do Hospital Souza Aguiar anos 50

Por Roberta Massa | 13.07.2017 | Sem comentários

A área da saúde é sem dúvida uma das áreas que mais se beneficiaram com o avanço da tecnologia.

A cada ano surgem novos equipamentos e estudos avançados que contribuem para novos tratamentos prolongando cada vez mais a vida das pessoas.

Se a questão tecnológica apresenta avanços, não podemos deixar passar que as mudanças na área de gestão e atendimento também são constantes, sempre buscando oferecer um atendimento humanizado e eficaz.

Recebemos de um leitor do site um vídeo que mostra o atendimento na emergência no Hospital Souza Aguiar na cidade do Rio de Janeiro.

Ao assistir o vídeo fica óbvio o quanto nós evoluímos em relação aos equipamentos, medicamentos e procedimentos, porém, infelizmente, após o desemprego e a crise politica, a sensação que temos quando olhamos algumas cidades, é que o atendimento de saúde pública está muito pior do que na década de 50.

Ter a disposição um atendimento de qualidade, com equipamentos e tratamentos avançados, principalmente nos casos em que não se pode esperar, infelizmente é uma realidade que só está disponível para quem pode pagar.

Gostaria de saber, aonde está a universalidade, equidade, qualidade e humanização para todos?

Só quem realmente necessita de um tratamento onde o tempo é o seu maior inimigo, sabe o quanto a nossa saúde pública é precária, sucateada e abandonada.

Precisamos fazer a nossa parte, cobrar dos órgãos competentes que a saúde seja de fato universal, mas que  também seja tratado como prioridade com profissionais qualificados, principalmente nos cargos de comando que na maioria das vezes são tratados apenas como barganhas políticas.

Todos nós gostaríamos que os repasses a saúde pública fossem maiores mas acredito que a burocracia, corrupção e falta de empenho de muitos são os principais problemas.

Convido a você que nos acompanha a conhecer a rotina do Hospital Souza Aguiar na década de 50 e ao mesmo tempo refletir sobre os desafios que precisam ser encarados de frente pelos gestores e profissionais que atuam na saúde pública do país.

Assista ao vídeo do Hospital Souza Aguiar

https://www.youtube.com/watch?v=FVa6fzUQAYo&feature=youtu.be

Lean Six Sigma

 

Compartilhe!