Saúde

Hapvida inaugura 1º hospital de saúde da mulher em Fortaleza

Por Roberta Massa | 23.08.2017 | Sem comentários

O primeiro hospital particular exclusivo para a saúde da mulher no Ceará será inaugurado pelo Hapvida Saúde na próxima quarta-feira, dia 23 de agosto, às 9 horas.

O objetivo é ampliar a capacidade e dar continuidade ao atendimento médico materno-infantil.

O Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro é localizado na avenida Heráclito Graça, 500, no Centro.

Eugênia Pinheiro

O novo hospital vai receber o nome de Eugênia Pinheiro. De família humilde do interior de Quixadá (CE), dona Eugênia, 91 anos, é a matriarca da família Pinheiro.

Tinha o sonho de ser médica, mas naquela época muitas mulheres não podiam escolher sua própria profissão.

Não podendo seguir a carreira, escolheu casar, e acabou realizando o sonho nos quatro filhos, que hoje são médicos.

Seu filho mais velho, Cândido Pinheiro, após se formar em medicina, abriu uma clínica oncológica em Fortaleza (CE), em 1979, a empresa tornou-se a terceira maior operadora de planos de saúde do Brasil – Hapvida .

A matriarca, que havia aprendido a costurar em sua juventude, colocou seus dotes a serviço da clínica.

Na empresa, todos os uniformes dos 17 mil funcionários – roupas cirúrgicas, de cama e tecidos utilizados em leitos de internação – estão sob o comando da quase centenária Dona Eugênia.

Contrariando a idade de 91 anos, dona Eugênia trabalha, viaja, faz musculação, pilates, brinca com os bisnetos, não falta às aulas de forró e não tem nenhuma doença séria.

Investimento

O investimento no Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro foi de R$ 20 milhões e a expectativa é gerar mais de 800 empregos diretos.

Inicialmente, espera-se que sejam realizados no hospital maternidade entre 600 e 700 partos por mês. O número pode chegar a 1.300.

O hospital terá uma ala específica para parto humanizado, para acompanhamento da mãe desde o início das contrações, no parto e na recuperação inicial.

Na primeira fase serão liberados 100 leitos, incluindo UTI neonatal, centro obstétrico com salas de parto adequado, centro cirúrgico, consultórios ginecológicos, sala de observação de alto risco e lactário.

Serão sete salas individualizadas com camas para pré-parto, parto e pós-parto, equipamentos para realização de procedimentos, como berçários aquecidos para permanência do recém–nascido perto da mãe.

No espaço também será permitida a presença de doulas, profissional que orienta e assiste a mãe na hora do parto.

Serviço

O Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro
Avenida Heráclito Graça, 500 – Centro
Inauguração: 23 de agosto às 9h

Fonte: Assessoria de Comunicação Hapvida – 22.08.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde

 

Compartilhe!