Qualidade

Hospital Vita Batel recebe certificação internacional diamante

Por Roberta Massa | 15.09.2017 | Sem comentários

O Hospital VITA localizado no Batel acaba de receber uma nova Certificação de Acreditação Internacional Canadense.

Desta vez o reconhecimento foi realizado pela metodologia QMentum, que avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

A unidade, que desde 2004 atende à população paranaense, foi qualificada na categoria diamante.

O procedimento tem um caráter educativo, tendo como foco a melhoria contínua, sem a necessidade de fiscalização ou controle oficial.

Assegurando aos profissionais e usuários a qualidade dos processos do hospital.

?A? avaliação realizada neste ano utilizou a metodologia QMentum International, uma evolução da gestão da qualidade assistencial.

“Esse formato oferece ainda mais segurança a pacientes e colaboradores e avalia todos os critérios que envolvem segurança assistencial.

Desde a internação até a alta do paciente”, relata Neidamar Fugaça, superintendente do VITA em Curitiba.

Lean Six Sigma

Além de entrevistar os gestores, como já é de rotina, os representantes da instituição canadense conversaram também com colaboradores e clientes.

O que possibilita aprofundar e verificar os resultados na prática.

Neidamar explica que os itens avaliados cumpriram as determinações da QMentum e o hospital foi aprovado com excelência.

“Isso é fruto de um trabalho integrado que envolve todas as áreas e colaboradores do VITA Batel.

Nossa equipe está de parabéns, afinal, fazemos parte de uma lista seleta de hospitais brasileiros”, destaca.

Sobre a QMentum International – A metodologia internacional de excelência orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança.

Para tanto, utiliza critérios internacionais com validação mundial.

No Brasil, a Accreditation Canada desenhou uma joint venture com o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) para implantação e manutenção dessa metodologia internacional.

O IQG é a empresa líder do mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde.

A Accreditation Canada abre caminho às instituições de saúde brasileiras para buscar seu posicionamento em par de igualdade com as melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de benchmarking.

As inovações da metodologia QMentum International estão na utilização de novas ferramentas de avaliação para o fechamento do juízo de valor.

Toda a metodologia está alinhada aos princípios da Governança Clínica.

Ela possibilita o acompanhamento dos indicadores de desempenho e de resultados por meio de uma plataforma customizada.

Orientações de especialistas internacionais dão suporte à metodologia e garantem um processo contínuo de melhorias e introdução de inovações.

Sobre o Hospital VITA

A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel.

O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation).

A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).

Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente.

Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria.

Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes.

O VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

Fonte: Grupo Vita – 15.09.2017.

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