Qualidade

Organização Nacional de Acreditação (ONA), ultrapassa 600 certificações válidas

Por Roberta Massa | 20.09.2017 | Sem comentários

Organização Nacional de Acreditação (ONA), ultrapassa 600 certificações válidas. É o maior volume de organizações acreditadas em 18 anos.

Quando uma organização busca a acreditação ela mostra que se preocupa efetivamente com a segurança do paciente e com a melhoria da qualidade dos serviços.

Hoje no Brasil 602 instituições de saúde são acreditadas pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), é o maior número acumulado de acreditações em um período em 18 anos de atuação da ONA no país.

Ao longo desses anos mais de 2 mil certificações foram concedidas, nos três níveis, entre 14 diferentes tipos de serviços.

“São números bastante significativos para a ONA; estamos crescendo uma média de 20% por ano.

Embora sejam ainda muito pequenos se comparados à quantidade de organizações de saúde existentes no Brasil.

Eles mostram que estamos desempenhando um importante trabalho de conscientização e que a acreditação possui um longo caminho no Brasil”, avalia André Ruggiero, Superintendente Administrativo Financeiro da ONA.

Lean Six Sigma

Muitas pessoas ao entrarem em uma organização de saúde não sabem tudo que acontece por trás do atendimento.

Cada procedimento deve ser pensado e realizado visando a segurança do paciente.

Uma forma prática de saber se as organizações se preocupam com essa cultura é verificar se ela possui algum selo de acreditação, como o da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

“Nosso principal objetivo é ajudar a promover a melhoria dos serviços de saúde no Brasil.

Não é um trabalho fácil, mas aos poucos vamos conquistando mais espaço, levando a cultura de segurança do paciente para diversos tipos de serviços e para os quatro cantos do país”, explica Ruggiero.

A metodologia da ONA foi criada em 1999 com o manual de acreditação, desenvolvido a partir da revisão de metodologias estrangeiras e iniciativas nacionais de avaliação.

O objetivo sempre foi desenvolver uma acreditação que pudesse ser adotada de Norte a Sul, mesmo com as diferenças regionais que marcam o Brasil.

O total de serviços acreditados pela ONA é de 602 serviços, entre eles: 262 hospitais; 122 ambulatórios; 81 laboratórios; 61 diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear;

30 hemoterapia; 15 Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva; 7 Pronto Atendimento; 6 Atenção Domiciliar; 3 Serviços de Manipulação, 4 Serviços Odontológicos; 3 Serviços de Dietoterapia;

3 Programas da Saúde e Prevenção de Riscos, 4 Processamento de Roupas para Serviços de Saúde e 1 Serviço de Esterilização e Reprocessamento de Materiais.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente.

É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Com 18 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 13 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como:

Hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva;

Serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação.

A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.???

Fonte: Assessoria de Comunicação ONA – 20.09.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde

 

Compartilhe!