Mercado de saúde atrai investidores mundiais na Hospitalar Feira 2018
Por Roberta Massa | 17.11.2017 | Sem comentáriosFeira Hospitalar, que acontece de 22 a 25 de maio de 2018, em São Paulo – Brasil, é palco para empresas internacionais entrarem no mercado latino-americano.
O Brasil tem a 5ª maior população do mundo, com 200 milhões de pessoas; ocupa o 5º maior território, 8,5 milhões de km2; e é o 9º maior PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, 2,4% de tudo que é produzido no mundo.
Números como esses dão a dimensão da importância econômica do país, e no setor de saúde não é diferente: o Brasil ocupa a 9ª posição em valor total gasto, de acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Em 2013, a demanda total brasileira por bens e serviços de saúde alcançou US$205 bilhões, concentrando 2,7% de tudo que é gasto em saúde no mundo e ficando à frente da Itália, cujo PIB é maior que o brasileiro.
Em relação ao tamanho da população, o gasto com saúde no Brasil ainda é baixo quando comparado aos maiores mercados de saúde mundiais.
Com gasto anual equivalente a US$1.109 em 2013, o país ocupa a 39ª posição global, atrás do México (38º, com US$1.021 per capita).
Mesmo que sob esse prisma, contudo, o valor representa quase o dobro do verificado para a China (US$654) ou quatro vezes o da Índia (US$240).
Além disso, a distância entre o gasto per capita brasileiro e o verificado em países desenvolvidos demonstra o tamanho e o potencial de crescimento desse mercado com o aumento da renda, do acesso e da busca por mais serviços de saúde.
Ebook Planejamento Estratégico em saúde, baixe agora o seu.
“Muitas empresas usam o Brasil para entrar em outros países sul-americanos, como Argentina, Colômbia e Chile.
A retomada da economia traz ânimo para as empresas do setor de saúde.
O câmbio continua favorável às empresas exportadoras, e faz com que empresas estrangeiras busquem parceiros nacionais.
A necessidade de modernização do sistema de saúde público e o crescimento do mercado de diagnóstico, reabilitação, tecnologia (eHealth) e facilities são atrativos de peso.
A feira Hospitalar é uma plataforma de conexão de todos esses interesses”, destaca Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil.
Presente na feira alemã Medica, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha.
A Hospitalar comemorou na oportunidade seus 25 anos de atuação no mercado de saúde, com dois estandes: um institucional no Hall 7 70E17;
E outro no Pavilhão Brasileiro da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios, Hall 17 17A40.
Com a participação de 43 empresas que fazem parte do projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Na Medica, a Hospitalar também atuou para desmistificar o processo de entrada de medicamentos no mercado brasileiro.
A ação aconteceu em parceria com a consultoria Mandala, que facilita a entrada de produtos estrangeiros no Brasil, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
“É uma excelente oportunidade de apresentar o mercado brasileiro e latino-americano para parceiros internacionais.
É nesta ocasião que intensificamos o laço com o mercado europeu e fechamos contratos inclusive com empresas nacionais que participam da feira alemã”, acrescenta o coordenador de Vendas Internacionais da UBM Brazil, Pedro Cilento.
SOBRE A UBM
UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo.
Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso.
Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.
Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria.
No Brasil atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária.
Essa rede de relacionamento global, especializada, pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferecem oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições.
SOBRE A HOSPITALAR FEIRA + FÓRUM
Hospitalar Feira + Fórum 2018 – 25ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios.
De 22 a 25 de maio de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A Hospitalar é o evento mais influente das Américas. Apoia o desenvolvimento da área de saúde há 25 anos, tornando-se um importante ponto de encontro de negócios, relacionamento e atualização.
A feira multisetorial conquistou a confiança dos profissionais da cadeia pela sua capacidade de energizar o mercado, gerar oportunidades de negócios e conhecimento, transformando sua experiência e prestígio global em resultados reais para expositores e visitantes.
É durante a feira que a indústria mundial, empresas de facilities, desenvolvedores em TI e empreendedores apresentam os seus lançamentos e projetos em inovação e tecnologia da saúde.
Ao todo são 90 mil visitas profissionais de 70 países, incluindo pesquisadores, pensadores do setor da saúde e milhares de dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e profissionais que influenciam e/ou decidem as compras de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios.
O evento promove visibilidade de networking para 1.200 marcas expositoras.
Conta ainda com 40 conferências e eventos de conteúdo com destaque para o HIMSS@Hospitalar e o CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde, reunindo 8.000 congressistas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Hospitalar Feira – 17.11.2017.