Tecnologia

BP Mirante adquire robô da Vinci e cria programa de cirurgia robótica

Por Roberta Massa | 29.01.2018 | Sem comentários

BP Mirante adquire robô da Vinci e cria programa de cirurgia robótica. Hospital une alta tecnologia e expertise diferenciada para oferecer a melhor experiência em cirurgia robótica.

O BP Mirante, unidade hospitalar premium da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acaba de adquirir o robô da Vinci Xi® Surgical System.

A última geração do equipamento destinado à realização de intervenções cirúrgicas minimamente invasivas.

Além disso, a instituição implantará um dos mais inovadores programas em cirurgia robótica do País.

A infraestrutura robótica montada no BP Mirante foi planejada em todos os detalhes para que os cirurgiões tenham as melhores condições para realizar os procedimentos da maneira mais eficiente e segura para o cliente.

Além do robô completo com todos os acessórios, como recursos de fluorescência, seladores de vasos e grampeadores, a sala de robótica contará com mesa cirúrgica móvel.

Lean Six Sigma

Que funcionará interligada ao da Vinci Xi® Surgical System, equipamento de ultrassonografia 3D com probe para cirurgia robótica e o sistema de armazenamento e roteamento OR1™.

Que permite o compartilhamento de imagens em tempo real para análise e suporte de outros especialistas.

“Foram investidos R$ 15 milhões neste projeto, incluindo, além do próprio robô, outros equipamentos necessários para a realização de procedimentos de maior complexidade.

A sala cirúrgica foi totalmente redesenhada para receber o que há de mais moderno em cirurgias minimamente invasivas assistidas por robô.

Essa aquisição ratifica o compromisso da BP em oferecer a melhor experiência aos clientes por meio de serviços de excelência para todos e para cada um”.

Salienta Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, superintendente-executivo Médico e Desenvolvimento Técnico da BP.

Programa inovador

Além de uma das mais modernas suítes de cirurgia robótica do Brasil, que conta com a retaguarda da hotelaria e serviçospremium do BP Mirante.

O hospital contratou Ricardo Zugaib Abdalla, doutor em cirurgia pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos mais renomados especialistas em cirurgia robótica do País, para coordenar o programa.

Autor de diversos artigos científicos e de um livro sobre cirurgia robótica, Ricardo Abdalla tem vasta experiência no uso dessa tecnologia em diversas especialidades

E desenvolveu uma expertise para otimizar o uso do robô, diferencial que o hospital agregou ao programa.

“O programa é inovador porque prevê a participação de dois profissionais que se complementam à disposição do cliente.

O cirurgião principal que realizará o procedimento e um outro que, por dominar o potencial tecnológico do robô.

Atuará como suporte para que seja tomada a melhor decisão na hora de executar um movimento ou uma técnica específica”, explica o coordenador.

A alta tecnologia e o conhecimento científico do Programa de Cirurgia Robótica do BP Mirante estão inseridos numa filosofia de atendimento que tem o cliente no centro da atenção.

Para que isso ocorra de forma padronizada, o hospital criou um fluxo de atendimento que começa na consulta ambulatorial, envolve recursos de medicina diagnóstica.

Evolui para o planejamento multidisciplinar da cirurgia, culmina com a execução do procedimento com toda segurança e resolutividade e é finalizado com o acompanhamento pós-operatório até a alta.

Todas essas etapas são realizadas a partir do protocolo Enhanced Recovery After Surgery (Eras), uma linha de cuidado que contempla ações que melhoram a recuperação após a cirurgia.

Inicialmente, o Programa de Cirurgia Robótica do BP Mirante estará disponível para procedimentos ginecológicos, de aparelho digestivo e urológicos com ênfase no tratamento de câncer de próstata.

Porém, já há um planejamento detalhados para ampliar a oferta desse tipo de cirurgia para diversas outras especialidades.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde composto por 7 unidades de negócio distintas, sendo 4 ofertas hospitalares e 3 que contemplam outros serviços de saúde e de educação e pesquisa.

A BP possui mais de 220 mil m² construídos, 8.000 colaboradores e mais de 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista.

Onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes encaminhados via regulação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As unidades de negócio da BP são: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares;

BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium;

BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares;

BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes encaminhados via regulação pelo Sistema Único de Saúde (SUS);

BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas;

BP Vital, uma rede de clínicas com diversas especialidades médicas e que atua de forma integrada com os demais serviços da BP; e

BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que oferece cursos, especializações e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação BP-A Beneficência Portuguesa de São Paulo-29.01.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde
Compartilhe!