Qualidade

Hospital São Luiz Unidade Itaim: 80 anos de qualidade e excelência

Por Roberta Massa B. Pereira | 03.04.2018 | Sem comentários

Publicidade

No dia 28 de março, o Hospital e Maternidade São Luiz Unidade Itaim completou 80 anos de história.

Presente em São Paulo desde 1938, foi fundado inicialmente no Itaim Bibi para ser uma policlínica com 12 leitos.

Em dois anos, a unidade se transformou no primeiro pronto-socorro da região, preparada para atender casos urgentes e emergenciais.

E na década de 60 inaugurou suas atividades como hospital geral e maternidade.

O plano de expansão do Hospital São Luiz começou em 2000, com a inauguração da unidade Morumbi e, oito anos depois, abriu a unidade Anália Franco.

Em 2010, passou a integrar a Rede D’Or São Luiz, a maior rede independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.

Desde então, a Rede D’Or São Luiz tem investido na melhoria contínua e na ampliação dos serviços prestados à população.

Dando continuidade à expansão da marca São Luiz, com as unidades Jabaquara, em 2012, e a unidade São Caetano, no Grande ABC, que iniciou as atividades em junho de 2017.

Hoje, os hospitais que levam a marca São Luiz somam mais de 1,2 mil leitos, 8 mil funcionários e 12 mil médicos credenciados.

Atendem, por mês, a 80 mil pessoas nos prontos-socorros e 8 mil internadas, além de serem responsáveis por 4 mil cirurgias mensais e 1,1 mil partos.

Lean Six Sigma

“Uma marca com 80 anos de história mostra credibilidade, qualidade e eficiência no atendimento.

Desde a sua fundação, os conceitos de excelência, com a utilização de tecnologias de ponta sem deixar de lado a humanização e a qualidade percebida.

Sempre foram os pilares dos Hospitais São Luiz”, observa Dr. José Jair James de Arruda Pinto, diretor executivo da regional São Paulo da Rede D’Or São Luiz.

Um dos objetivos da Rede D’Or São Luiz é buscar certificações por renomadas instituições de acreditação.

A unidade Itaim, por exemplo, é acreditada há quatro anos pela Joint Commission International (JCI), das mais importantes do mundo.

Visando sempre um atendimento de qualidade com segurança ao paciente dentro do ambiente hospitalar.

As unidades Morumbi e Anália Franco são acreditadas pela Certificação Diamante da instituição canadense Qmentum International Accreditation.

A unidade Jabaquara possui acreditação da Organização Nacional da Acreditação (ONA), a principal empresa brasileira que avalia instituições hospitalares.

“A junção das marcas Rede D’Or e São Luiz uniu padrões e diferenciais, como estrutura, hotelaria e serviços essenciais sempre implementados pelo São Luiz.

Com a excelência da Rede D’Or. Juntos, a Rede D’Or São Luiz tem como foco a dedicação integral ao paciente, seus familiares e corpo clínico.

Por isso, a marca investe em moderna tecnologia, equipamentos de ponta, processos integrados e equipes médicas especializadas”, explica o Dr. José Jair.

“As certificações reforçam ainda mais a confiabilidade das unidades São Luiz, que sempre atenderam à população com eficiência e qualidade.

Direcionadas para a melhoria contínua da qualidade no atendimento, a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de competências dentro de uma equipe de trabalho multidisciplinar”.

Maternidade

A Maternidade São Luiz está presente nas unidades Itaim, Anália Franco e São Caetano.

É referência nacional e também na América Latina em Neonatologia.

As maternidades são reconhecidas nacionalmente pela estrutura, atendimento humanizado e de alta complexidade.

Que vão desde a internação ao pós-parto, com serviços diferenciados e dos mais modernos em cuidados para a saúde da mãe e do bebê.

Robótica

Desde 2015, o São Luiz é integrante do Programa de Cirurgia Robótica da Rede D’Or São Luiz, com a aquisição do robô Da Vinci Si, implantado nas unidades Itaim e Morumbi.

O sistema cirúrgico robótico possibilita o tratamento de diversas patologias e faz parte dos projetos de investimento em cirurgias de alta complexidade da Rede.

Oncologia

Todas as unidades têm recebido investimentos para o tratamento oncológico, que integram o projeto majoritário da Rede D’Or São Luiz na área.

A Unidade Itaim, por exemplo, inaugurou recentemente uma Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para o tratamento de pacientes com câncer.

Com leitos privativos, equipamentos de última geração, moderna hotelaria e uma experiente equipe.

Smart Track

Os prontos-socorros adotam o conceito Smart Track, desenvolvido pela Rede D’Or São Luiz.

Em que o paciente passa por uma rápida triagem ainda na abertura da ficha e é levado o quanto antes para os boxes de primeiro atendimento, onde é avaliado por enfermeiros e médico.

Quando há necessidade de medicação e realização de exames, sua reavaliação é feita por uma segunda equipe, o que aumenta a efetividade e a segurança do diagnóstico e do tratamento.

Sobre a Rede D’Or São Luiz

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.

O grupo opera com 36 hospitais próprios e dois hospitais sob gestão. Possui 5,3 mil leitos.

São ao todo 40,7 mil funcionários e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,42 milhões de atendimentos de emergência, 209 mil cirurgias, 25,2 mil partos e 358 mil internações por ano.

Além dos centros hospitalares, a Rede D’Or São Luiz também conta com participação no Grupo Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital e Maternidade São Luiz – 03.04.2018.

Ebook Planejamento Estratétgico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde

 

Compartilhe!