Qualidade

Hospital Santa Marta é recomendado para manter a Acreditação ONA III

Por Roberta Massa B. Pereira | 04.04.2018 | Sem comentários

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O Hospital Santa Marta, localizado em Taguatinga Sul (DF), recebeu a equipe da DNV GL para realizar a avaliação de manutenção da ONA Nível III.

Durante três dias, os avaliadores verificaram se os processos implementados relativos à qualidade e segurança do paciente continuavam a ser executados com excelência.

Na cerimônia de encerramento da visita, a avaliadora líder Marta Martins citou os pontos fortes que contribuem para a segurança do paciente e otimização dos processos assistenciais:

  • a Gestão Integrada de suprimentos e as barreiras para minimização de riscos na dispensação de medicamentos; a conquista da HIMSS EMRAM nível 6;
  • a parceria com o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente com foco no protocolo de TEV, o monitoramento em tempo real do circuito CFTV, garantindo a segurança patrimonial;
  • a utilização de código de barras para controle de equipamentos do corpo clínico e o investimento em ferramentas de TI, auxiliando no monitoramento dos processos de qualidade e segurança do paciente;
  • Considerou também a tendência favorável do crescimento da marca HSM na lembrança das pessoas em 2017, chegando ao 2º lugar no Top Of Mind.

Lean Six Sigma

Parceria com os líderes em prol da qualidade

A superintendente Luci Emidio agradeceu a parceria com a liderança e com a equipe do Escritório de Qualidade, que teve um papel fundamental nesse processo, além de todos os outros setores que contribuíram para o alcance de mais um resultado positivo. “Agradecemos aos médicos e à enfermagem, por cada vez mais se engajarem dentro da área de gestão e apresentarem resultados fantásticos na prática de gestão assistencial, o que demonstra compromisso e pertencimento dentro da Instituição.”

A gerente de Qualidade, Nair Leonarda de Souza, comentou sobre os avanços e a maturidade alcançada pelo HSM e falou com entusiasmo sobre a perspectiva de uma próxima auditoria em breve. “Eu enxergo que estamos todos preparados para um passo maior. O desafio é superarmos os nossos limites. Precisamos manter o ritmo dessa conquista para que estejamos preparados para mais e mais desafios.”

A avaliadora Marta Martins explica que a recomendação dessa certificação demonstra o compromisso da Instituição com a segurança do paciente e com a qualidade assistencial. “Sabemos que esse é um trabalho sem fim, de melhorias contínuas. As dificuldades existem, mas é necessário superá-las.

Um hospital com ONA nível III também tem problemas a enfrentar, a diferença é que ele enfrenta e melhora, e é isso que esperamos nas auditorias: ciclos de melhorias, com foco na qualidade assistencial”, explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Santa Marta

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