Qualidade

Hospital Vita em Curitiba renova certificação internacional

Por Roberta Massa B. Pereira | 19.04.2018 | Sem comentários

O Hospital VITA Curitiba, localizado na Linha Verde Norte, recebeu a renovação da Certificação de Acreditação Internacional Canadense na categoria diamante.

O reconhecimento foi realizado pela metodologia QMentum International (sigla canadense que significa “momento da qualidade”), aplicada em mais de 30 países.

Que avalia a excelência em gestão e, principalmente, a qualidade e segurança ao paciente, entendendo as necessidades da população atendida.

“A metodologia orienta e monitora os padrões de performance em qualidade e segurança assistencial, tendo como objetivo a melhoria contínua dos processos.

Desde a identificação dos pacientes, cadeia medicamentosa, protocolos, acolhimento, humanização e o diferencial do foco centrado no paciente como pessoa.

Com suas necessidades individuais respeitadas no plano terapêutico”, explica a superintendente operacional do VITA, em Curitiba, Neidamar Fugaça.

O formato adotado pela QMentum International é uma evolução da gestão da qualidade assistencial e assegura aos profissionais e usuários o padrão dos processos do hospital.

A metodologia oferece ainda mais segurança a pacientes e colaboradores e avalia todos os critérios que envolvem segurança assistencial.

A análise, realizada pelos representantes da instituição canadense, envolve entrevistas, auditorias, tracers e conversas com gestores, colaboradores, pacientes, familiares, operadoras de saúde e fornecedores.

O que possibilita aprofundar e verificar os resultados na prática.

“Os itens avaliados cumpriram as determinações da QMentum nível diamante e o hospital foi aprovado com excelência”, celebra Neidamar.

A superintendente explica que esse resultado é fruto de um trabalho integrado que envolve todas as áreas, colaboradores e mantém o VITA Curitiba em uma lista seleta de hospitais brasileiros.

Lean Six Sigma

Mais informações sobre a certificação

O Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – maior instituição acreditadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil, em parceria com a Health Standards Organization (HSO – antiga Accreditation Canada International).

Possibilita que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais de excelência e inovação com oportunidades únicas de troca de expertise e de benchmarking.

A Accreditation Canada é reconhecida mundialmente, tendo mais de 50 anos de experiência em acreditação no Canadá e no mundo.

Por meio do IQG oferece suporte contínuo no Brasil durante todo o processo de preparação para a certificação, fornecendo apoio para a compreensão e implementação dos padrões e requisitos necessários.

Com um projeto alinhado às necessidades, ao contexto e ao momento de cada organização, trabalham para o alcance sustentável do mais alto nível da inovadora acreditação internacional – o Qmentum International.

Metodologia Qmentum – O sistema internacional de excelência orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança.

Para tanto, utiliza critérios internacionais com validação mundial.

O formato está alinhado com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizado em mais de 50 países, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina.

Sobre o Hospital VITA – A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel.

O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation).

A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).

Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria.

Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura.

Tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Vita – 19.04.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde

?

Compartilhe!