Hospital Santa Paula conquista o Selo Pleno do programa “São Paulo Amigo do Idoso”
Por Roberta Massa | 18.07.2018 | Sem comentáriosO Hospital alcançou o último nível de certificação de ações voltadas aos idosos e se torna referência em atendimento para o público 60+.
O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde na zona sul de São Paulo e referência em áreas de alta complexidade.
Acaba de receber o Selo Pleno do programa “São Paulo Amigo do Idoso”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.
Para estimular hospitais e entidades públicas a adotarem boas práticas voltadas ao público idoso.
A instituição, que conquistou o primeiro selo em 2015, recebeu a Comissão de Avaliação do Selo do Hospital Amigo do Idoso para uma auditoria.
Que o classificou como apto a obtenção do selo nível pleno. Para esta promoção, o hospital implementou ações voltadas a três eixos:
1.Comunicação e Informação:
- Oficina do Envelhecimento: colaboradores e comunidade participaram de uma ação sensorial para vivenciar as dificuldades físicas consequentes ao envelhecimento. Como a locomoção comprometida e audição e visão reduzidas. Uma estação simulava, com o auxílio de acessórios como aventais de chumbo, caneleiras, tampões de ouvido e óculos embaçados, os problemas enfrentados diariamente pelos idosos. A ação contou com suporte médico e uma equipe multidisciplinar. A ideia é que a oficina aconteça em novos treinamentos de funcionários e datas especiais para a comunidade.
- Informativo para idosos internados: distribuição de material direcionado ao público 60+ com conteúdo para o seu dia a dia. Como por exemplo: estatuto do idoso, mobilidade, sugestões de ajustes na arquitetura da casa, etc.
- Material com orientações para alta do paciente destinado à equipe multidisciplinar do hospital: fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional e farmácia.
- Patricínio em eventos destinados à terceira idade.
2.Ambiente Físico:
- Adaptação das rampas de acessibilidade com corrimão.
- Banheiros acessíveis, com adequação de luz e vaso sanitário específico para terceira idade.
- Luz guia no caminho dos apartamentos aos banheiros.
- Identificação eficaz das áreas e corredores com letras maiores e cores chamativas.
3.Gestão Assistencial:
- Formação de equipe multidisciplinar em geriatria.
- Formação de equipe de controle e sintomas de Cuidados Paliativos.
- Ambulatório de geriatria.
- Implementação de protocolos clínicos para patologias mais comuns na população idosa.
- Garantia de acomodação para acompanhante do idoso (24h).
- Atendimento voluntário de múltiplas especialidades médicas para pacientes atendidos pela ONG Velho Amigo.
- Gerenciamento das altas dos pacientes com orientação para os cuidados em casa.
Para o presidente do Hospital Santa Paula, George Schahin, a obtenção do Selo Pleno é um reflexo do atendimento humanizado em idosos.
“O envelhecimento populacional é um fenômeno que merece atenção especial, principalmente por parte dos hospitais.
Para garantir um modelo assistencial de saúde adequado e de qualidade para o público.
É de extrema importância que as pessoas entendam e se sensibilizem com a realidade do idoso, especialmente os que já enfrentam dificuldades motoras e sensoriais.
Nossos esforços estão voltados para encorajar o idoso a lidar com os novos desafios desta fase da vida de maneira leve e inclusiva.”
Para mais informações sobre o Selo Hospital Amigo do Idoso: clique aqui
Sobre o Hospital Santa Paula
O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958.
Com uma área de 18 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia.
O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos.
Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva.
Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica.
Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento.
É acreditado da ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008.
Possui Acreditação Canadense desde 2010 – uma metodologia internacional que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança na saúde.
Em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2018, a reacreditação.
Em 2014, conquistou e manteve a certificação JCI para o tratamento de AVC.
Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Santa Paula – 18.07.2018.