Inovação

Hospital Quinta D’Or utiliza recurso de suporte à decisão clínica para auxiliar em casos clínicos raros

Por Roberta Massa B. Pereira | 25.07.2018 | Sem comentários

Publicidade

Presente no momento dos cuidados da grande maioria dos pacientes atendidos pelos mais de 100 médicos do hospital, localizado no Rio de Janeiro.

O UpToDate ajuda a melhorar a efetividade clínica e a variabilidade no atendimento.

Obter respostas rápidas no momento do atendimento  é importante tanto para quem recebe como para quem presta cuidados e os recursos de apoio à decisão clínica tem um papel fundamental nesse sentido.

No caso do Hospital Quinta D’Or, localizado no Rio de Janeiro, os cerca de 100 médicos da Clínica Médica da instituição fazem o uso do UpToDate.

Desenvolvido pela Wolters Kluwer Health, empresa líder global em serviços de informação e soluções para profissionais nas áreas de saúde.

O recurso ajuda a solucionar a grande maioria dos casos clínicos e também auxilia naqueles de maior complexidade.

“Os recursos de apoio à decisão clínica são indispensáveis no dia a dia na atividade médica de quem busca praticar uma medicina racional e lógica.

Um bom exemplo foi o caso de um paciente com síndrome dos vômitos cíclicos idiopáticos, no qual o UpToDate foi crucial.

Lean Six Sigma

Era um paciente jovem com recorrentes admissões hospitalares por vômitos, sem anormalidades relevantes nos exames complementares.

E usando uma conduta sugerida pelo recurso, detectamos esta síndrome”, explica Dr. Eduardo Guilherme Sanchez, Supervisor Médico do Hospital Quinta D’Or.

De acordo com o supervisor médico, o recurso de suporte à decisão clínica, por trazer precisão e presteza no diagnóstico.

Especialmente ao permitir a escolha de exames complementares adequados, melhora a efetividade clínica.

Além disso, por tratar-se de uma ferramenta importante também para a construção de protocolos clínicos institucionais, ajuda a reduzir a variabilidade do atendimento.

“É possível obter respostas rápidas na beira do leito, tanto em diagnósticos, como alternativas de tratamento, indicações terapêuticas, doses e medicamentos”, complementa.

O UpToDate é utilizado no Hospital Quinta D’Or em diversas áreas e especialidades médicas.

Tanto nas Unidades Abertas (quartos), Clínica Médica, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia, Oncologia, Hematologia, Infectologia,  como UTIs e USI.

Os médicos também fazem uso da versão mobile, que possibilita o uso imediato da ferramenta, em qualquer lugar e sem a necessidade de conexão com a Internet.

Desenvolvido por médicos e baseado em evidências, o UpToDate dispõe de mais de 10.500 tópicos clínicos, juntamente com mais de 9.600 recomendações que abrangem 25 especialidades médicas.

Lean Six Sigma

O Quinta D’Or é um hospital geral, localizado em frente à Quinta da Boa Vista, no Rio de janeiro.

Pertence à rede São Luiz e foi inaugurado em setembro de 2001.

Profissionais de saúde altamente capacitados e tecnologia de ponta fazem com que a instituição seja reconhecida pelo tratamento em casos de alta complexidade e de emergências, tanto adultas quanto pediátricas, 24 horas por dia.

Sobre a Wolters Kluwer

A Wolters Kluwer N.V. (AEX: WKL) é líder global em serviços de informação e soluções para profissionais nas áreas de saúde, fiscal e contábil, risco e compliance, finanças e jurídica.

Por meio de soluções especializadas, que combinam profundo conhecimento com serviços e tecnologia, ajudamos nossos clientes todos os dias a tomarem decisões críticas.

A Wolters Kluwer Health é líder mundial no fornecimento de soluções e informações para o momento de cuidados ao paciente para a indústria de saúde.

Para mais informações sobre nossos produtos e sobre a companhia.

Fonte: EPR Comunicação Corporativa – 25.07.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

 

 

Compartilhe!