Gestão

Santa Casa de Santos economiza quase 2 milhões em medicamentos e insumos

Por Roberta Massa | 31.07.2018 | Sem comentários

Há mais de um ano a Santa Casa de Santos vivencia os ganhos garantidos por uma logística hospitalar estratégica, usufruindo de diversos recursos tecnológicos e de automação.

Priscilla Sartori de Souza, farmacêutica supervisora de suprimentos da Santa Casa de Santos.

Relata que a decisão da contratação de uma empresa externa especializada, partiu da diretoria e provedoria do hospital com o objetivo de modernizar os processos operacionais e aperfeiçoar a gestão de estoques.

A farmacêutica explica que “a escolha pela UniHealth aconteceu devido ao portfólio de atuação em operações semelhantes ao perfil operacional da Santa Casa”.

Que se tangibilizou em uma grande parceria, com evoluções diárias para a qualificação das rotinas e dos indicadores de desempenho, bem como de segurança na utilização de insumos hospitalares.

Antes mesmo de iniciar a gestão dos produtos, a UniHealth, junto da Santa Casa, personalizou e projetou melhor o uso dos espaços destinados aos insumos e medicamentos.

A nova área foi trabalhada com envolvimento de mais de 200 colaboradores de diferentes áreas.

Além disso, com o objetivo de integrar ativamente, todos os funcionários do hospital, a UniHealth realizou uma apresentação de todas as mudanças que seriam realizadas para mais de 2 mil pessoas.

Segundo Domingos Fonseca, presidente da UniHealth, o trabalho com a Santa Casa ilustra bem as possibilidades de personalização e customização da logística hospitalar.

De acordo com o escopo de necessidades e viabilidades da instituição de saúde.

”É um projeto tailor-made que só é possível com a confiança e parceria do cliente”, revela.

Hoje a Santa Casa de Santos conta com o software de gerenciamento UnilogWF.

E também já unitariza e serializa os medicamentos de forma automatizada com produção média 2.500 ampolas por hora, o que tem garantido a redução de recursos e ganho de produtividade e eficiência para o hospital.

As equipes de enfermagem também têm à disposição um grande facilitador do processo de cuidados ao paciente que é o dispensário automático de medicamentos e materiais médicos Unibox.

Contando com onze unidades, eles cobrem todos os andares do hospital, garantindo agilidade, segurança e rastreabilidade no acesso aos medicamentos e insumos.

Com as implementações e todos os diferencias de gestão da UniHealth, os resultados já são tangíveis em relatórios gerenciais que atestam redução de custo com estoque em mais de R$ 1,8 milhão.

Atualmente temos um estoque físico fidedigno ao sistema e garantimos rastreabilidade de 100% dos itens utilizados no hospital”, explica Priscilla.

Atualmente a UniHealth está trabalhando na implementação do sistema beira-leito do Hospital.

Que proporcionará a leitura e cruzamento de informações da prescrição médica, medicação, enfermagem e paciente.

Na horada administração dos medicamentos, completando o ciclo de rastreabilidade e maior segurança em todo o processo de atendimento.

Mayuli Fonseca, diretora de novos negócios da empresa, contextualiza que uma operação como a Santa Casa apresenta diferenciais no gerenciamento, em relação a instituições privadas em geral.

“A UniHealth se adapta então ao modelo, maximizando o potencial do hospital e gerando mais economicidade, especialmente ao utilizar e capacitar os recursos humanos da própria Santa Casa.

Que possui benefícios em sua folha de pagamento.

Além disso, o projeto logístico evita reduções de desvio de equipe técnica como farmacêuticos e enfermeiros do cuidado ao paciente”, explica

“A receptividade dos colaboradores com as implementações tem sido ótima.

Uma vez que eles se sentem mais seguros com as funções que executam e os resultados que temos obtido no gerenciamento de mais de 15.000 itens do nosso estoque.

Tem somado de forma importante para que o hospital se consolide como um prestador de saúde de ponta”, conclui Priscilla.

Sobre a UniHealth Logística Hospitalar

A UniHealth é a maior empresa de logística intra-hospitalar da América Latina.

Com mais de 13 anos de história e reconhecida por experiência em soluções integradas de gestão do fluxo de medicamentos e insumos médicos.

Presta serviços para instituições públicas e privadas, que vão desde hospitais até unidades de saúde como laboratórios, clínicas médicas e outras estruturas, independentemente do tamanho ou especialidade.

Com atuação e padrão de qualidade globais, a UniHealth está em ativa expansão internacional com operações logísticas de saúde no Brasil, Equador, Colômbia e ações iniciadas no México e em Portugal.

A empresa acredita na inovação como base do desenvolvimento e no uso de tecnologias de última geração, incluindo a robotização e automatização de processos.

Além de disponibilizar completa infraestrutura e processos devidamente normatizados e regulamentados.

Sob a gestão de equipes em constante atualização profissional, garantindo um altíssimo nível de qualidade e confiança aos clientes.

Atualmente, a UniHealth conta com cerca de 600 colaboradores e mantém um centro de pesquisa e inovação tecnológica pelo qual recebeu, em 2013, o Prêmio FINEP de Inovação.

Também foi representada em três edições do prêmio “100 Mais Influentes da Saúde”, na figura do seu presidente, Domingos Fonseca.

Sobre a Santa Casa de Santos

Fundada por Brás Cubas em 1543, a Irmandade a princípio era separada do hospital.

Foi inspirada nas Misericórdias de Portugal e construída próxima a Praça da República em 1º de novembro.

Foi o primeiro hospital do Brasil e é uma instituição filantrópica fundamental no cenário de assistência à saúde.

É considerado o maior hospital da Região Metropolitana da Baixada Santista, com 670 leitos.

Fonte: Santa Casa de Santos – 31.07.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde
Compartilhe!