Gestão

Análises sobre as necessidades dos pacientes nas instituições de saúde têm destaque na Revista Acreditação

Por Roberta Massa B. Pereira | 10.08.2018 | Sem comentários

Publicidade

Trazer o paciente para o centro da discussão, ouvi-lo e conhecer suas necessidades.

Essa forma de abordar questões envolvendo pacientes e profissionais dentro das instituições de saúde.

De forma criativa e eficaz, o design thinking, é o assunto que norteia os trabalhos de dois grandes especialistas:

Os professores assistentes da Johns Hopkins Carey Business School, a PhD Sharon Kim e o PhD Christopher Myers.

A edição atual da Revista Acreditação, publicação científica do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Traz a primeira entrevista da dupla para uma publicação brasileira, na qual apresenta uma forma contemporânea de tratar problemas.

“A coisa mais importante é que não podemos supor que sabemos tudo a respeito de clientes e pacientes.

Há grande valor em criar um relacionamento com eles nesses processos de busca da solução dos problemas.

Nem que seja apenas para confirmar os conceitos existentes sobre seus pensamentos, sentimentos e experiências”, explica Kim.

A 14ª edição da Revista Acreditação traz ainda 4 artigos, a resenha do livro ‘Obcecados por Servir’ e uma reflexão temática, na seção ‘No Mundo da Acreditação’.

A questão do envelhecimento, o cuidado com o idoso e as necessidades que surgem nesta fase da vida são abordadas em dois artigos:

Um relato de experiência sobre a atuação de enfermeiros residentes de um hospital privado do Rio de Janeiro que foram convidados a se colocar no lugar do outro em busca do aprimoramento do cuidado.

E outro texto que analisou as demandas de orientações para o cuidador familiar de idosos com câncer em cuidados paliativos, presentes na literatura.

A questão de como a comunicação dentro de uma organização de saúde afeta a segurança do paciente é abordada em outro artigo que traz importantes sugestões de boas práticas de comunicação efetiva.

Outra questão que mereceu um olhar apurado dos pesquisadores foi a experiência de implementação do Projeto de Encantamento do Cliente no Serviço de Saúde Bucal em um hospital acreditado pela Joint Commission International (JCI).

Esta iniciativa teve como foco central a necessidade do cliente e as ações foram desenvolvidas de forma a captar clientes e fidelizá-los, investindo no atendimento personalizado e na qualidade do serviço.

Os resultados apresentados no estudo comprovam o impacto positivo na melhoria dos resultados e o aumento na satisfação do cliente.

O livro em destaque apresentado nessa edição é de autoria do médico cirurgião e chief experience officer – CEO do Cleveland Clinic Health System, dr James Merlino.

Em Obcecados por Servir, ele faz um relato forte, destemido e corajoso dos desafios enfrentados como profissional e perante as contradições entre a formação acadêmica e a prática médica.

Fechando esta edição da Revista Acreditação, a seção

‘No Mundo da Acreditação’ traz uma relevante reflexão sobre a questão da gestão da qualidade para o uso, manuseio e descarte de rejeitos radioativos em instituições de saúde.

Trazendo à tona questões como a capacitação dos profissionais, o meio ambiente.

A qualidade e segurança do paciente e o uso do material radioativo no avanço das tecnologias em saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação CBA – 10.08.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

 

Compartilhe!