Eventos

SINDHOSP, completa 80 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal SP

Por Roberta Massa B. Pereira | 23.08.2018 | Sem comentários

A Câmara Municipal de São Paulo presta homenagem ao SINDHOSP pelos seus 80 anos, no dia 27 de agosto, às 19h, no Salão Nobre.

Este ano o SINDHOSP – Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo – completou 80 anos.

Fundado em 1938, foi um dos primeiros sindicatos patronais do país e vem lutando pela saúde dos paulistas, defendendo uma assistência de qualidade.

Uma medicina digna com enfoque preventivo e a integração do público e do privado.

Trata-se do maior sindicato patronal da área da saúde na América Latina.

Saúde ganha portal histórico

Contar a história da saúde em São Paulo em um site com uma linha do tempo, desde o período da primeira república e linkada com a história dos imigrantes no Estado.

É um dos projetos que integra as comemorações dos 80 anos do SINDHOSP- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo.

Um dos sindicatos patronais mais importantes do país, que representa 48 mil serviços privados de saúde.

O SINDHOSP vai contar a história da saúde de São Paulo a partir de uma pesquisa que está sendo finalizada por historiadores e especialistas coordenados por Josiane Roza de Oliveira, doutora em história da ciência e da saúde pela Fiocruz.

O site histórico, que será lançado em 15 de setembro próximo, pretende resgatar e divulgar acervos históricos e culturais significativos para contar os eventos mais importantes da saúde.

Integra ainda um banco de histórias orais a partir de entrevistas com pessoas que construíram o SINDHOSP ao longo de seus 80 anos.

Dr. Francisco Ubiratan Dellape e Ulysses Guimarães  

Segundo Luiz Fernando Ferrari Neto, presidente em exercício do SINDHOSP, resgatar a memória da saúde.

Transformando o estudo, fotos e vídeos em um documentário histórico da saúde em São Paulo foi a melhor forma de homenagear a todos que contribuíram para o avanço da saúde, especialmente as colônias de imigrantes.

Hospital Samaritano, um dos primeiros sócios do SINDHOSP

Entre as inúmeras histórias que estão sendo resgatadas, o grupo de historiadores levantou detalhes da fundação do Hospital Samaritano de São Paulo.

Um dos primeiros hospitais filiados ao SINDHOSP, que teve relação direta com o movimento migratório.

O Samaritano foi fundado por um grupo de imigrantes britânicos, norte-americanos e alemães, que apoiados por tradicionais famílias paulistas fundou a Sociedade Hospital Evangélica, em 1890.

Quatro anos mais tarde, a Sociedade tornou-se o Hospital Samaritano.

A ideia surgiu quando o imigrante chinês, José Pereira Achao, teve seu atendimento recusado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por ser protestante.

Na época, as regras ditavam que todo paciente não católico precisava ser doutrinado e se converter para ser atendido.

Achao só recebeu tratamento para febre tifoide após se converter.

Porém, antes de morrer, em 1884, doou todos os seus bens à igreja Presbiteriana com a intenção de que se criasse um hospital que atendesse a todos, sem distinção.

Fonte: Assessoria de Comunicação SINDHOSP – 23.08.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde

 

Compartilhe!