Qualidade

Paciente empoderado: experiências de 5 países serão apresentadas em seminário em São Paulo

Por Roberta Massa B. Pereira | 10.09.2018 | Sem comentários

Especialistas atuantes nos cinco países estarão presentes no 3º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, promovido pela ONA em outubro.

A participação ativa dos pacientes em seu cuidado e na melhoria da qualidade dos serviços de saúde é tema central da terceira edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O evento acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Paulo.

Um dos palestrantes é John Ovretveit, diretor de Pesquisa da Karolinska Medical University (Estocolmo/Suécia), especialista em gestão de serviços de saúde com projetos desenvolvidos nos cinco continentes, em países como Finlândia, Islândia, Noruega, Estados Unidos, Iémen, Indonésia, Tailândia e México.

Ovretveit apresentará como os relatos dos pacientes podem se tornar ferramenta para a melhoria do cuidado.

Para falar sobre gestão da confiabilidade e da experiência em saúde, o convidado é o brasileiro radicado em Londres Carlos Hiran Goes de Souza.

Gestor de Acreditação Internacional da Healthcare Accreditation and Quality Unit (CHKS).

Médico e mestre em saúde pública pela Université Pierre et Marie Curie (Paris/França), há dez anos Souza atua na avaliação de qualidade de serviços de saúde em Portugal.

Lean Six Sigma

Desenvolvido no Canadá, o projeto inovador de saúde desenhada pelas pessoas – e não só para as pessoas – será abordado por Leslee Thompson, CEO da Health Standards Organization (HSO).

Com 25 anos de experiência executiva, Leslee é líder do movimento People Powered Health e reconhecida internacionalmente por seu trabalho de parceria com o paciente para a melhoria dos desfechos.

Os desafios da segurança do paciente na América Latina serão discutidos na palestra de Ezequiel García Elorrio, fundador do Instituto de Eficácia Clínica e de Saúde (Buenos Aires/Argentina).

Médico e professor da Universidade de Buenos Aires, Elorrio desenvolve pesquisas que já foram financiadas pela Fundação Bill e Melinda Gates, Organização Mundial de Saúde e Mapfre, entre outros.

Além dos palestrantes internacionais, o evento conta com a participação de especialistas e gestores brasileiros de saúde pública e privada, divididos em quatro eixos de conteúdo.

Entre eles estão Vitor Manuel Jesus Mateus, secretário de Estado de Saúde do Pará, Wilson Pollara, ex-secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier.

Mario Vrandecic, fundador do Biocor Instituto, e Elenara Ribas, líder do projeto Paciente Seguro PROADI-SUS/Hospital Moinhos de Vento.

“Promover um evento como esse é fundamental para o setor de acreditação e uma das iniciativas que temos para reforçar o comprometimento com a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Temos mais de 700 instituições de saúde no Brasil, por meio do aprimoramento da gestão, da qualidade e da segurança da assistência”, afirma o presidente da ONA, Cláudio José Allgayer.

O 3º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde tem patrocínio da ABRAMGE, Biomeditech, DNV-GL, GestQual, IBES, IQG, Qualiex, Seguros Unimed e VG&P Advogados.

Conta com apoio institucional da FBAH, FGV EAESP – GV Saúde, FEHOESP, IBSP, ISQua, Revista Melhores Práticas e Viver Excelência e apoio de mídia do Grupo Mídia e do SaúdeBusiness.com.

SERVIÇO:

3° Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde

Data: 25, 26 e 27 de outubro de 2018

Local: Centro de Convenções Rebouças HCFMUSP  – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira Cesar, São Paulo/SP

Programação: www.ona.org.br/Agenda/294/3-Seminario-Internacional-de-Seguranca-do-Paciente-e-Acreditacao-em-Saude

Inscrições: www.ona.org.br/Produto/304/3-Seminario-Internacional-de-Seguranca-do-Paciente-e-Acreditacao-em-Saude

 Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de segurança e qualidade da saúde.

Reconhecidos internacionalmente, os padrões definidos pela ONA são certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua).

Associação formada por instituições acadêmicas e organizações de mais de 100 países, parceira da Organização Mundial da Saúde na avaliação de padrões mundiais de qualidade em saúde.

Com 19 anos de atuação e mais de 700 instituições certificadas, a ONA se consolidou como o principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Sua metodologia possui padrões definidos para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, pronto atendimento, atenção domiciliar, hemoterapia.

Nefrologia e terapia renal substitutiva, medicina hiperbárica, atendimento oncológico, diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, clínicas odontológicas.

Processamento de roupas para serviços de saúde, esterilização e reprocessamento de materiais, dietoterapia e de manipulação, além de programas de saúde e prevenção de riscos.

Fonte: Assessoria de Comunicação ONA – 10.09.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde
Compartilhe!