Gestão

Empresas querem cortar os custos na área de saúde

Por Roberta Massa B. Pereira | 13.09.2018 | Sem comentários

Para fugir dos altos custos dos planos de saúde, as empresas querem influenciar mais o comportamento dos empregados criando programas preventivos de incentivos a atividades físicas e acompanhamento de doenças crônicas.

Na visão dos funcionários, no entanto, falta observar algo que não costuma aparecer na descrição desses programas.

O quanto o ambiente de trabalho criado pela empresa no dia a dia é saudável.

Segundo pesquisa da consultoria Willis Towers Watson com mais de mil empresas da América Latina, sendo 356 delas brasileiras.

Redesenhar planos de saúde para cortar custos será a prioridade da maioria (85%) das companhias do Brasil nos próximos três anos quando o assunto é benefícios.

O segundo ponto mais citado, por 84% delas, é ampliar programas de bem-estar e saúde para influenciar mais o comportamento dos funcionários.

As duas médias cresceram na comparação com a pesquisa feita no ano passado e são maiores que na América Latina como um todo.

O aumento do custo dos benefícios é visto como o maior desafio para as empresas nos próximos três anos tanto no Brasil quanto na região.

Em um ano em que a inflação médica deve chegar a 19% no país, os dados não surpreendem René Ballo, responsável pela área de consultoria em benefícios da Willis Towers Watson.

“Não só tem a ver com o impacto no clima da organização, o que também potencializa o resultado, mas as empresas estão de olho no sinistro da assistência médica”, diz.

Lean Six Sigma

Hoje, 49% das empresas brasileiras pesquisadas têm incentivos a atividades físicas.

Quando adicionadas as companhias que planejam oferecer esse benefício nos próximos três anos, esse número sobe para 72%.

Os formatos mais comuns são convênios com academias e a criação de grupos de corrida ou outros esportes.

Quase 40% das companhias fazem algum tipo de gerenciamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, número que deve subir para 64% nos próximos anos.

Com isso, as empresas buscam acompanhar se os funcionários fazem exames periódicos, o que pode evitar uma internação no futuro.

Segundo Felinto Sernache, líder da área de consultoria e soluções em previdência para a América Latina na Willis Towers Watson,.

Um impedimento ao crescimento desse tipo de programa é o receio entre os funcionários de se exporem como grupos de risco.

“Muitas vezes as pessoas se fecham para não serem vistas como passíveis de perder o emprego no futuro”, diz.

A pesquisa aponta que há certa desconexão entre as opiniões dos empregadores e dos funcionários sobre programas de bem-estar.

Entre representantes das companhias, 50% afirmam que eles encorajam os funcionários a levar um estilo de vida saudável – número que cai para 38% entre os empregados.

Lean Six Sigma

Um problema pode ser a distância entre o discurso dos programas e a realidade de trabalho na empresa:

Enquanto 66% dos empregadores acham que a organização promove um ambiente de trabalho saudável, só 46% dos funcionários concordam.

Para Ballo, esse tipo de incoerência pode até fazer o programa ter o efeito contrário.

“Não adianta ter um programa de bem-estar se o funcionário não tem nem tempo de ver a família direito.

A empresa tem que tomar cuidado na implementação, até para não aumentar o ressentimento por parte dos funcionários”, diz.

Hoje 66% dos empregadores veem o estresse como principal problema entre os funcionários, mas só 20% já tomam medidas para diminuí-lo.

Sedentarismo, sobrepeso, dificuldades financeiras e tabagismo são outros problemas identificados pelas empresas.

Embora seja um tema que ainda apareça menos como parte de programas de benefícios, as medidas para ampliar a segurança financeira também devem crescer, segundo a pesquisa.

Hoje, 22% das empresas brasileiras têm programas com esse perfil, número que sobe para 33% quando incluídas as que planejam incluí-lo nos próximos três anos.

Os formatos mais comuns, segundo Sernache, são compartilhamento de planilhas de planejamento financeiro, palestras com especialistas e aplicativos que auxiliam nas contas pessoais.

Fonte: Valor Econômico – 13.09.2018.

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