Nutrição

Gastronomia Hospitalar abre as portas para novo mercado no setor da saúde

Por Roberta Massa | 27.03.2019 | 1 comentário

O renomado chef Roland Villard e o consultor Olivier Bouché mostraram as oportunidades de negócio no setor que já estão mudando o conceito da alimentação e bem-estar nas redes privadas.

O 1o Hospital Gourmeeting, está ocorrendo hoje, dia 27 de março no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, e abre as portas para a gastronomia hospitalar.

Um setor que une oportunidades de negócios entre dois setores fortes do mercado brasileiro: os serviços de saúde e a área de alimentos e bebidas.

A iniciativa é coordenada pelo chef francês, Roland Villard, reconhecido mundialmente por sua carreira, em especial, por seus 20 anos à frente da
cozinha do Le Pré Catelan, e seu sócio, o também francês Olivier Bouché, diretor da escola de gastronomia Le Cordon Bleu no Brasil.

“O nosso desafio é humanizar a hora da refeição no hospital; transformá-la em um momento prazeroso e agradável, ao mesmo tempo em que aprimoramos o trabalho nos bastidores, treinando e formando os profissionais da cozinha e do serviço para termos um serviço de hotelaria como o de um hotel sofisticado”, comenta o chef Roland Villard.

Roland atualmente é chef e consultor da Rede D’Or São Luiz e, ao lado do sócio, decidiu inovar, elevando a qualidade na forma de apresentar, servir e preparar as refeições, sem que houvesse qualquer alteração nos requisitos nutricionais exigidos no tratamento aos pacientes.

“É uma mudança que não está focada apenas na forma de apresentar o prato, mas em toda a cadeia, todo o processo, desde a cozinha até o garçom que servirá a comida.

Quando você tem uma equipe treinada e estimulada para tornar o momento da refeição algo prazeroso, temos como resultado o aumento da melhoria percebida pelo paciente”, comenta o chef Roland.

O cenário para os investimentos neste setor é promissor.

O Brasil está em 9o lugar no mundo em gastos com a saúde, o que representa 8,5% do PIB do país, ou US$ 1.109 per capita, segundo dados da Healthcare Business Unit, do Grupo Informa, organizadora da Hospitalar, maior evento do setor da saúde no país.

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo grupo, dos 494 mil leitos do país, 70% pertencem à rede privada, e cerca de 25% da população brasileira têm plano de saúde.

Já o lucro no setor de alimento no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) cresceu 2,08%, em 2018.

Somando as exportações e vendas internas, este crescimento representa um valor de R$ 656 bilhões de reais para o mercado interno
brasileiro e a geração de 13 mil postos de trabalho.

Levando em consideração o alto nível de investimento das instituições privadas em inovação, tecnologia e capacitação de profissionais, o aprimoramento do setor de bebidas e alimentos é uma tendência inevitável já praticada por algumas instituições de saúde de alto padrão de
atendimento, como os hospitais da marca Star da Rede D’Or São Luiz.

O evento trouxe palestras e apresentações, realizadas por Roland, Olivier e convidados, sobre as perspectivas do mercado, além de apresentar exemplos e soluções práticas de como a gastronomia pode ser implantada nos hospitais.

Os organizadores

Roland Villard – sócio da Re7 Gastronomia, é chef e consultor da Rede D’Or São Luiz. Esteve 20 anos à frente do restaurante estrelado pelo Guia Michelin, o Le Pré Catelan, do Hotel Sofitel Copacabana;

Foi Corporate Chef da marca Sofitel América de Sul, além de ter sido eleito melhor chef do país por jornais e revistas como O Globo, Gula e Guia Quatro Rodas;

Olivier Bouché – sócio da Re7 Gastronomia e consultor em A&B, trabalhou como gerente da rede Club Med nos EUA e Japão, foi diretor da escola de gastronomia Le Cordon Bleu no Brasil e atuou na empresa de gastronomia industrial “Sodexo”.

Gilmara Espino – sócia-diretora da GPeS Health Branding and Business, especialista em comunicação e marketing aplicados à área da saúde, é Publisher da revista Melhores Práticas e mestre em gestão em saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Assessoria de Comunicação GPeS – 27.03.2019.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!