Qualidade

ONA irá oferecer 16 palestras gratuitas durante a Hospitalar 2019

Por Roberta Massa | 18.04.2019 | Sem comentários

Iniciativa faz parte das comemorações de 20 anos da instituição e visa disseminar o conhecimento sobre os padrões brasileiros e a experiência da organização durante os quatro dias de evento na Hospitalar.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) promoverá 16 palestras gratuitas durante a 26ª edição da Hospitalar, que ocorre entre 21 e 24 de maio deste ano.

A aulas serão ministradas por 16 professores, com conteúdos baseados nos cursos EAD mais procurados pelo público na instituição.

O ciclo faz parte das comemorações do aniversário da ONA, que completa 20 anos desenvolvendo os padrões nacionais de segurança e qualidade em saúde no Brasil.

Serão quatro palestras por dia, com duração aproximada de 1 hora cada.

A primeira terá início às 14h, e a última às 17h. Serão 20 vagas por aula e os lugares serão distribuídos por ordem de chegada. Ao final será emitido um certificado digital e enviado por e-mail para os participantes.

A primeira experiência com este tipo de iniciativa na Hospitalar foi realizada em 2018 e, agora, a instituição quer repetir o sucesso trazendo ainda mais parceiros para compartilharem suas experiências.

“O nosso objetivo é disseminar o conhecimento e as boas práticas de segurança do paciente. Nestes 20 anos a ONA tem se dedicado à melhoria contínua na gestão de processos, no melhor atendimento ao paciente e na qualidade dos serviços de saúde.

Levar essas palestras ao público é, sem dúvidas, mais uma maneira de reafirmar nosso compromisso com o setor de saúde”, comenta Cláudio José Allgayer, presidente da ONA.

A iniciativa está alinhada com a temática deste ano da Hospitalar, “Experiência e Engajamento do paciente: uma abordagem de negócio”.

O evento, conduzido pelo Grupo Informa Exhibitions, tem a expectativa de receber 85 mil visitas de profissionais de mais de 50 países.

Conheça a grade de palestras oferecidas pela ONA durante a Hospitalar

Dia 21 de maio:

  • 14h – Melhoria contínua e acreditação ONA: estratégias para a excelência no cuidado. Daniela Contage Siccardi Menezes (ACSC – Associação Congregação de Santa Catarina)
  • 15h – Gerenciamento de Risco Jurídico nas Organizações de Saúde. Dr. Silvio Guidi (VGP Advogados)
  • 16h – Gestão de Resultados em Saúde. Cássia Manfredini (ONA)
  • 17h – Desafios do envolvimento de familiares na segurança do paciente. Melissa Abreu Pereira (ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)

Dia 22 de maio:

  • 14h – Acreditação e Sustentabilidade: Uma grande dupla a serviço da saúde. Adriana Torres (ONA)
  • 15h – O que vem depois da acreditação? A comunicação como ferramenta de consolidação de cultura de segurança. Camilla Covello (GPeS | Health Branding and Business)
  • 16h – Disclosure. Dr. Renato Vieira (Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo)
  • 17h – Engajamento do corpo clínico. Dra. Viviane Veiga (Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo)

Dia de 23 de maio:

  • 14h – Gerenciamento de Riscos em Organizações de Saúde: Passo a Passo. Sr. Gilson Gehring (IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde)
  • 15h – Desenvolvimento de líderes com foco na qualidade. Prof. Fabrizio Rosso (Fator RH)
  • 16h – O papel da Engenharia Clínica na área da saúde. Ricardo Alcoforado Maranhão Sá (ABEClin/ORBIS Engenharia Clínica)
  • 17h – Introdução à gestão da qualidade e segurança em Saúde. Camila Deister (ONA)

Dia 24 de maio:

  • 14h – O impacto da Acreditação nas organizações de saúde. Dr. Sérgio Ruffini (IAHCS – Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde)
  • 15h – Proteção de dados: Segurança da informação na área da saúde. Bruno Casagrande (Fundação Vanzolini)
  • 16h – Passo a passo para conquistar a Acreditação ONA. Fabiana Rigolo (ONA)
  • 17h – Como se tornar um avaliador. Ana Ferrari e Giovana Santos (ONA)

Sobre a ONA

A ONA é responsável pelo desenvolvimento dos padrões nacionais de segurança e qualidade em saúde no Brasil e tem um papel importante na elaboração de conteúdo de apoio para avaliadores, profissionais de saúde, alunos, Instituições Acreditadoras, Organizações Prestadoras dos Serviços de Saúde e Serviços de Apoio à Saúde.

Prestes a completar 20 anos de atuação, a ONA possui 800 instituições certificadas e se consolida como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Sua metodologia possui padrões definidos para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, pronto atendimento, atenção domiciliar, hemoterapia, nefrologia e terapia renal substitutiva, medicina hiperbárica, atendimento oncológico, diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, clínicas odontológicas, processamento de roupas para serviços de saúde, esterilização e reprocessamento de materiais, dietoterapia e manipulação.

Fonte: Assessoria de Comunicação ONA – 19.04.2019.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!