Como o Hospital Albert Einstein usa a tecnologia a favor da saúde
Por Roberta Massa | 26.04.2019 | Sem comentáriosA instituição aposta no uso de dados e criou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas para aprimorar o atendimento ao paciente.
“A medicina e a tecnologia caminham juntas”, afirmou Juliana Soares, cardiologista e gerente de relacionamento médico do Hospital Israelita Albert Einstein, durante a HealthTech Conference, realizada pela StartSe.
Segundo ela, tecnologias como robótica, inteligência artificial e dispositivos wearables estão se tornando cada vez mais comuns na transformação digital do setor.
Pensando nisso, o Albert Einstein já colocou em prática uma série de iniciativas que une medicina à tecnologia.
Há três anos, por exemplo, o hospital fez uma parceria com o Google para usar a internet de forma mais eficiente.
Ao buscar pelas principais doenças e sintomas, os usuários recebem no topo do resultado um quadro com informações importantes sobre o assunto.
Além disso, segundo Juliana, o uso de dados é essencial para a instituição.
“Há dois anos começamos a usar o Prontuário Eletrônico Cerner.
Ficamos três anos personalizando ele e hoje temos uma série de ferramentas que nos ajudam a aumentar a eficiência operacional e otimizar recursos.
Começamos a conhecer melhor nossos pacientes”, explica.
Um exemplo disso é o score de propensão de internação desenvolvido pelo hospital.
“Quando o paciente entra no pronto atendimento e o médico faz prescrições de exame, conseguimos prever a chance dele ser internado.
Quando ela existe, o setor responsável já é avisado e um leito é reservado”, explica Juliana.
Segundo a cardiologista, a solução reduziu 1 hora e 40 minutos o tempo do paciente no pronto atendimento.
Também com o uso de dados, o hospital criou uma central que monitora as informações dos prontuários eletrônicos.
“Em uma tela temos a visualização de todos os pacientes com score de dor e com prescrição de analgésicos.
Se essa medicação não foi aplicada ou está com atraso, a área é avisada”, explica Juliana.
A solução funciona 24 horas, sete dias da semana.
O hospital também está desenvolvendo, dentro de seu aplicativo, uma ferramenta que ajuda o paciente a tomar melhores decisões.
Ele preenche sua queixa e a solução ajuda a direcioná-lo para o pronto socorro, atendimento de telemedicina ou a procurar o médico dele.
“Os pacientes esperam serviços de saúde personalizados”, disse Juliana.
Fonte: Startse – 26.04.2019.
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