DATASUS publica Estratégia Brasileira de Saúde Digital
Por Roberta Massa | 02.05.2020 | Sem comentáriosO DATASUS publicou na última semana a Estratégia Brasileira de Saúde Digital.
O documento foi aprovado pela Resolução CIT nº 19, de 22 de junho de 2017, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), a Estratégia e-Saúde para o Brasil, se alinha às diretrizes e princípios do SUS e à política brasileira de governo eletrônico, propõe uma visão de Saúde Digital e descreve mecanismos contributivos para sua incorporação ao SUS.
O documento estabelece a Visão Estratégica da Saúde Digital e inclui a recomendação de nove Ações Estratégicas, sendo elas:
1. Reduzir a fragmentação das iniciativas de estratégia da Saúde Digital no SUS e aprimorar a governança da estratégia;
2. Fortalecer a intersetorialidade de governança de estratégia da Saúde Digital;
3. Elaborar o marco legal de estratégia da Saúde Digital no País;
4. Definir e implantar uma arquitetura para a estratégia da Saúde Digital;
5. Definir e implantar os sistemas e serviços de estratégia da Saúde Digital;
6. Disponibilizar serviços de infraestrutura computacional;
7. Criar arquitetura de referência para sustentação dos serviços de infraestrutura;
8. Criar a certificação em estratégia da Saúde Digital para trabalhadores do SUS; e
9. Promover a facilitação do acesso à informação em saúde para a população.
A Visão de Saúde Digital brasileira é fortalecida pelo Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital (PAM&A), que tem como objetivo central identificar, priorizar e integrar, de forma coordenada, programas, projetos e ações de saúde, serviços e sistemas de informação e comunicação, mecanismos de financiamento, infraestrutura, governança, tecnologias e recursos humanos, de forma a atingir a visão da ESD, da qual é parte integrante.
A primeira etapa do PAM&A consiste no aporte de metodologia para a implantação coordenada das iniciativas que compõem o Conecte SUS, programa do Governo Federal com a missão de materializar a Estratégia de Saúde Digital do Brasil, fomentando o apoio à informatização e a troca de informação entre os estabelecimentos de saúde nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde.
O Conecte SUS tem sustentação por meio de uma estrutura organizacional que abraça as quatro Linhas de Ação da Saúde Digital referenciadas no documento Estratégia e-Saúde para o Brasil.
Desta forma, o Conecte SUS está fundamentado nas melhores práticas de gestão, Monitoramento e Avaliação de projetos de Saúde Digital, em todas as suas dimensões.
Conheça mais sobre a Estratégia Brasileira de Saúde Digital do SUS.
Fonte: Ministério da Saúde-Saúde Digital -DATASUS – 02.05.2020.