Inovação

Conecte SUS e RNDS: como o DATASUS está transformando a Saúde digital do Brasil

Por Roberta Massa | 15.11.2020 | Sem comentários

O Brasil está passando por uma grande mudança de paradigma no que tange ao acesso às informações e a disponibilização de serviços digitais ao cidadão.

A Estratégia de Governo Digital 2020/2022 norteará as ações de todos os órgãos federais, com o objetivo de Transformar o Governo pelo Digital, oferecendo serviços de melhor qualidade, mais simples e acessíveis.

Pretende-se até o final de 2022 oferecer digitalmente 100% dos mais de 3 mil serviços da união no portal gov.br, com essa ação o Brasil ficará entre os 15 países mais desenvolvidos do mundo em serviços públicos digitais, o índice é medido a cada dois anos pela ONU como parte do Índice Desenvolvimento de Governo Eletrônico.

Sendo uma estratégia direcionada a todos os órgãos federais no Ministério da Saúde-MS a estratégia de transformação digital está sendo executada através do Plano de Transformação Digital da Saúde, capitaneado pelo DATASUS-Departamento de Informática do SUS-DATASUS,  monitorado pela SEME-Secretaria Especial de Modernização do Estado e pela Secretaria de Governo Digital-SGD, órgãos responsável pela estratégia de transformar o governo pelo digital.

O Plano de Transformação Digital da Saúde têm como objetivo Ampliar a digitalização dos serviços prestados pelo SUS ao cidadão, reduzir o esforço do cidadão no acesso aos serviços digitais de saúde do Ministério da Saúde, Integrar dados e informações na área de saúde e promover o intercâmbio de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade dos cuidadosnos setores público e privado.

Outras tentativas de transformação digital da saúde já foram iniciadas anteriormente e paralisadas, sejam por questões políticas, infraestrutura, sistemas de informação muitas vezes incompatíveis com determinada inovação e até mesmo capacidade técnica operacional.

DATASUS e o Programa Conecte SUS

O DATASUS com a missão de transformar a saúde do Brasil deu início ao Programa Conecte SUS, programa do Governo Federal com a missão de materializar a Estratégia de Saúde Digital do Brasil, fomentando o Apoio à Informatização da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS) e a troca de informação entre os estabelecimentos de saúde nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde através da disseminação de um Conjunto Mínimo de Dados-CMD.

Isto será possível com a implementação de uma complexa plataforma, em nuvem, denominada Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS

A RNDS é uma plataforma informacional de alta disponibilidade, segura e flexível, que propicia o acesso ético aos dados de saúde (infovia de saúde).

Em outras palavras, um avanço tecnológico transformador da saúde do Brasil, possibilitando novos modelos de serviços e oferta de informação de qualidade, beneficiando todos os stakeholders da saúde no Brasil.

A RNDS ainda atuará de forma estratégica e abrangente, com a análise de dados cruzados e qualificados, permitindo a execução de ações, de curto, médio e longo prazos, de caráter preventivo, focadas na saúde.

Além de contribuir para a redução dos custos e desperdícios dos serviços em saúde.

Saúde Digital: Inteligência artificial e outras tecnologias

Entre as informações de saúde a serem trocadas, podemos citar os atendimentos clínicos, as internações, os exames realizados, os medicamentos dispensados e as vacinas aplicadas.

A plataforma em nuvem é preparada para o uso de Inteligência Artificial (IA), Analytics, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e outras tecnologias para extração de conhecimento e oferta de serviços inovadores, condizentes com as atuais e futuras demandas nacionais e mundiais no ecossistema global.

Importante não apenas pela tecnologia que o sustenta, mas também por sua governança, organização e padronização e, certamente, será um campo fértil para a Inovação em Saúde Digital, beneficiando pacientes, comunidades, profissionais de saúde, gestores e organizações, gerando novos valores de atendimento ao cidadão não apenas no setor público, como também na saúde suplementar e no setor privado, preservando todos os aspectos éticos, de segurança, confiabilidade e confidencialidade.

Saúde Digital: Alagoas recebeu o Projeto Piloto

O estado de Alagoas foi escolhido como local onde o foi implementado o  Projeto-Piloto de Apoio à Implementação da Informatização na Atenção Primária à Saúde, parte do Conecte SUS.

A escolha aconteceu porque os municípios do território alagoano possuem alta cobertura de Estratégia Saúde da Família (ESF), porém apenas 24% dos estabelecimentos de APS são informatizados.

Os municípios alagoanos poderão receber também incentivo de apoio à implementação da informatização para as equipes não informatizadas.

A Pandemia desencadeada pelo COVID-19, não paralisou o processo de transformação digital da saúde, muito pelo contrário, ela acelerou o processo de transformação digital da saúde, sendo necessária a calibração de alguns projetos que passaram a ser prioritários. 

Saúde Digital: Um grande passo para a saúde no Brasil

Não resta dúvida de que o caminho da digitalização é fundamental para a o desenvolvimento da saúde no Brasil e no mundo.

Os desafios são gigantescos, afinal, o Brasil ainda possuí realidades diferentes para cada Estado, o que irá requerer cuidados adicionais durante o avanço do processo de implementação da saúde digital.

Existe um grande entusiasmo por parte da equipe do DATASUS, avaliando que o início do projeto foi muito promissor, e muito se tem aprendido com tudo o que foi feito até o momento.

A equipe do DATASUS tem uma grande preocupação em garantir a continuidade desse importante programa que certamente mudará completamente a gestão e a assistência de saúde no Brasil.

Ao longo do processo, vale ressaltar, que estão sendo adotadas ações em paralelo que visam garantir a continuidade do projeto, independente de fatores econômicos, políticos e sociais, o objetivo final é trazer acesso, continuidade e qualidade de vida ao cidadão brasileiro.

Se você se interessou pelo tema, que tal a acompanhar andamento do CONECTE SUS? Para isso basta acessar o boletins mensais do CONECTE SUS  clicando aqui.

Autora: Roberta Massa Baptista – 15.11.2020

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!