PROADI-SUS: um dos caminhos importantes de apoio ao desenvolvimento do SUS
Por Roberta Massa | 03.10.2022 | Sem comentáriosNa última quinta-feira o Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde- DECOOP realizou a 9º Reunião Ordinária do Comitê Gestor do PROADI-SUS.
Na ocasião foi apresentado o panorama geral do programa Proadi-SUS do Triênio, trazendo o cenário gerencial, as aprovações, as desistências e reprovações de projetos do programa.
Com o objetivo de trazer a importância do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS, e como os projetos agregam valor para o SUS, trazendo inovação e qualidade na assistência, além de permitir maior acessibilidade a locais remotos e de difícil acesso, após as deliberações do comitê gestor, foi incluído na pauta pelo DECOOP, a apresentação de 2 projetos extremamente importantes para o SUS.
O primeiro projeto o Educa V.E, é uma iniciativa educacional em vigilância epidemiológica que visa capacitar e/ou atualizar profissionais da linha de frente do SUS para identificar e agir frente a propagação de doenças infecciosas, como a Covid-19, as arboviroses, enfermidades transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya e febre amarela.
O projeto é realizado em parceria entre a Beneficência Portuguesa-BP, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais e Saúde-CONASEMS. O projeto de educação epidemiológica, proporciona a municípios de até 20 mil habitantes, além de cidades maiores adjacentes que funcionam como pontos conectores de uma complexa malha de equipamentos de saúde organizados em macrorregiões de saúde.
O segundo projeto foi o TeleNordeste, o projeto executado pelo Hospital Sírio-Libanês , em parceria com o Ministério da Saúde , CONASS e com Hospitais de Excelência.
O projeto disponibiliza ao usuário do SUS, atendimento através de teleinterconsultas, conectando o usuário do SUS por meio vídeo-chamada, ao seu médico generalista e o especialista do Hospital.
O projeto tem como objetivo o Nordeste brasileiro, contemplando os 9 estados da região e poderá beneficiar mais de 160 municípios, fortalecendo o processo de cuidado na Atenção Primária à Saúde.
Promover a transparência e a governança estratégica da gestão dos projetos PROADI-SUS.
Um dos principais objetivos da diretora do DECOOP, que nos motiva diariamente quanto equipe, é cada vez mais promover a transparência, evoluir a maturidade dos processos de governança estratégica do programa e mostrar o quanto o PROADI-SUS é importante para o desenvolvimento do SUS.
Até a próxima..
Roberta Massa-02.10.2022.