Avaliação de Performance dos Sistemas de Saúde
Por Roberta Massa | 10.11.2024 | Sem comentáriosEm continuidade ao meu último texto sobre “Saúde Baseada em Valor,” estamos preparados para essa mudança?
Nesta semana trago uma temática que se relaciona diretamente ao assunto como também se complementa com a qualidade e a melhoria contínua de processos na saúde.
Hoje trago a metodologia de Avaliação de Performance dos Sistemas de Saúde-APSS.
O modelo ganhou força após a pandemia que escancarou a nossa necessidade de estruturação e de fortalecimento do sistema de saúde.
O modelo (APSS) é umas das principais estratégias para apoiar a capilarização quanto ao cumprimento da Declaração Política de cobertura universal da saúde (UHC) adotada em 2019.
A coalizão entre países, fundações, organizações e sociedade civil que apoiaram o lançamento do UHC como meta para 2030, identificou a ausência de uma governança coordenada de ações para fortalecer os sistemas globais de saúde.
Diante dessa necessidade foi criado um grupo técnico de trabalho (UHC2030), sobre Avalição do Sistemas de Saúde que na ocasião, tinha como objetivo avaliar as diferentes abordagens, comparando os pontos fortes e fracos, para elaborar uma avaliação de performance do sistema de Saúde de forma integral para implementar o UHC.
No final do estudo identificou-se duas linhas de seguimento, a primeira define a estrutura do sistema de saúde através de funções ou blocos de construção. A segunda busca avaliar o sistema em termos de performance a partir da definição de objetivos baseados em análise quantitativa.
Com essa visão chegou-se à conclusão de que é necessário considerar ambas as linhas de pesquisa, de que forma elas se conectam para o fortalecimento do sistema de saúde.
A conclusão do estudo gerou o modelo APSS, que visa esclarecer a relação entre o desempenho das funções do sistema de saúde e o desempenho do sistema de saúde.
O modelo de APSS se baseia nos conceitos:
- Definição do sistema de saúde:
Definido como um conjunto de pessoas, organizações, entidades que desempenham ações dentro de seu contexto institucional, tendo como principal objetivo promover, restaurar e manter a saúde. O sistema de saúde é uma grande engrenagem constituída de provedores privados, públicos, legislações, seguradoras, operadoras, entidades de classe, todos trabalhando e influenciando de uma forma ou de outra nos fatores que afetam diretamente ou indiretamente essa engrenagem de funcionar.
02-Funções do sistema de saúde:
Governança: a regra do jogo, são as normas e práticas para fazer essa engrenagem funcionar. A estruturação e o planejamento, como atingir os objetivos da política de saúde e acelerar o progresso em direção a cobertura universal de saúde.
Gestão de recursos: como garantir os insumos necessários para que o sistema possa funcionar. São considerados insumos a contratação de profissionais de saúde, equipamentos médicos, infraestrutura, suprimentos, capacitações, treinamentos, produtos farmacêuticos. Gerir os recursos com eficiência para que os insumos necessários estejam disponíveis no local certo, na hora certa para ser utilizado quando necessário.
Financiamento: função primordial para o progresso rumo à direção da cobertura universal da saúde, quando melhoramos a cobertura efetiva dos serviços e a proteção financeira.
Entrega de serviços: o produto final, a condução da produção de um sistema de saúde. Os insumos conduzem ao resultado desejado: o acesso a cuidados de qualidade.
3. Objetivos do Sistema de Saúde
Acesso: facilidade em utilizar serviços apropriados alinhados a sua necessidade.
Efetividade: procedimento realizado, serviço prestado com assertividade.
Segurança: um sistema que visa prevenir, reduzir riscos, erros e danos (individuais ou coletivos) durante a prestação de serviços de saúde.
Qualidade: grau em que o serviço de saúde ao individuo e a população aumentem a probabilidade de resultados de saúde desejado e seja consistente com o conhecimento profissional.
Experiência do Paciente: a soma de todas as interações, estruturada pela cultura de uma organização de saúde, que afeta diretamente na percepção do paciente ao longo de sua jornada nas instituições de saúde e na continuidade do cuidado.
Eficiência na entrega do serviço: relação custo/eficácia x custo-benefício.
Equidade na entrega do serviço: garantir que todos tenham a chance de ter acesso aos melhores serviços possíveis. Trabalhar em prol da equidade dos sistemas de saúde.
4. Avaliação de Desempenho do sistema de saúde
Centralidade em pessoas: sistema centrado nas pessoas, baseado em estratégias de cuidado focado e organizado em torno de necessidades e expectativas.
Melhoria da Saúde: melhoria do estado da saúde de uma população
Proteção Financeira: quando pagamentos diretos feitos para obter serviços não coloque a pessoa em dificuldade financeira e não alterem o seu padrão de vida.
5. Metas e resultados do sistema de saúde
Medir desempenho orientado por resultados, monitorar o progresso e o impacto das reformas do sistema estratégico.
Realizar o mapeamento dos sistemas de informações e indicadores.
O Brasil vem evoluindo, porém a passos lentos, que não acompanham a velocidade da demanda que evolui rapidamente, a estrada do caminho de acesso universal a saúde de qualidade é longa e cheia de desvios, precisamos estar dispostos a criar desvios e atalhos para sua evolução.
Até a próxima
Roberta Massa